one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu uma apuração rigorosa da morte do agente policial Wilton Tapajós Macedo, assassinado com dois tiros enquanto visitava o túmulo dos pais, no Cemitério Campo da Esperança

Imagem:

Compartilhar:

Governador de SC e ministro da Justiça se reúnem para discutir combate a ataques no estado

Criado em 06/02/13 19h17 e atualizado em 06/02/13 19h46
Por Aline Leal Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, se reuniu hoje (6) em Brasília com o Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, para discutirem ações de combate aos ataques que tem acontecido no estado desde 30 de janeiro. Eles anunciaram um aprofundamento do trabalho dos órgãos de inteligência para uma avaliação dos ataques.

Diferentemente do que havia sido divulgado antes, o governador disse que aconteceram 32 ataques sendo o último hoje (6). “A maioria [dos que foram contabilizados antes] não dizem respeito a essas ondas”. Foi divulgado anteriormente 60 ataques registrados. De acordo com o governador, 32 pessoas foram presas por relação com a onda de ataques.

Colombo disse que Santa Catarina é um dos estados mais seguros do Brasil e que esta onda de ataques é uma retaliação ao rigor com o qual o estado trata os criminosos. “A principal causa [dos ataques] é a ação firme do governo no combate ao crime, mas evidentemente que qualquer excesso dentro dos presídios causa constrangimento e reação”, disse Colombo.

Os excessos aos quais o governador se referiu são episódios de violência que aconteceram na Penitenciária Regional de Joinville. Imagens do circuito interno do presídio, divulgadas pela imprensa no último dia 2, mostram que os agentes utilizaram balas de borracha e gás de pimenta contra os detentos que estavam em situação de controle. Segundo o governador, oito agentes foram presos em decorrência do episódio.

No encontro ficou acordado que vai haver uma reunião técnica entre o Ministério da Justiça e  profissionais de Santa Catarina para que possam avaliar a necessidade de mandar efetivos  da Segurança Nacional para o estado e a necessidade de transferir presos que estejam envolvidos diretamente com os atentados para presídios federais de segurança máxima. Na ocasião também deve ser traçado um plano de enfrentamento à violência e ao crime organizado.

Cardozo deixou a Força Nacional de Segurança Pública, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal a disposição do estado e disse que caso exista a necessidade de transferência de presos relacionados aos ataques para presídios nacionais de segurança máxima, há muitas vagas disponíveis.

Veja aqui galeria de imagens.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário