one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Exposição de rádios no aniversário da Rádio Nacional da Amazônia

Imagem:

Compartilhar:

Invenção que pode ser atribuída a um brasileiro, rádio se integra às novas tecnologias

Criado em 13/02/13 07h04 e atualizado em 13/02/13 19h48
Por Paulo Virgilio Edição:A matéria foi atualizada para esclarecer que as experiências pioneiras de Roberto Landell ocorreram de Fonte:Repórter da Agência Brasil

Exposição de rádios no aniversário da Rádio Nacional da Amazônia I
(Leandro Melito - EBC)

Brasília - Atribuída comumente ao italiano Guglielmo Marconi, a paternidade do rádio - cujo dia mundial é comemorado hoje (13) - é motivo de polêmica. A exemplo do que ocorreu com outras grandes invenções, ela foi fruto de uma sucessão de descobertas e tentativas, que, na época, nem sempre alcançaram a devida repercussão. Esse foi o caso do padre gaúcho Roberto Landell de Moura (1861-1928), um pioneiro que o Brasil hoje começa a reconhecer e que antecedeu em dois anos à experimentação de Marconi, datada de 1895.

Leia também:

Dia do rádio é celebrado na quarta (13); Portal e Rádios EBC promovem bate papo ao vivo

Rádio está presente em 88% das residências e número de emissoras dobra em 10 anos

Rádio digital é desafio para o país, mas testes realizados não foram satisfatórios

Alguns anos antes, em 1873, o físico britânico James Maxwell havia constatado a existência de ondas eletromagnéticas que se propagavam pelo espaço. Em 1887, o físico alemão Heinrich Hertz, a partir da hipótese de Maxwell, conseguiu fazer a transmissão e a recepção de ondas eletromagnéticas, ainda que com equipamentos colocados a poucos metros de distância um do outro.

De acordo com o jornalista e escritor Hamilton Almeida, autor de quatro livros sobre o tema, há indícios de que Landell de Moura fez suas experiências pioneiras de transmissão da voz humana de 1893 a 1894, em São Paulo, cobrindo uma distância de 8 quilômetros. “Tais experiências aconteceram entre dois locais altos da cidade, a Avenida Paulista e o pátio do Colégio Santana, ainda existente”, diz Hamilton Almeida. “O fato é que Landell inventou o rádio porque transmitiu a voz – se dizia radiotelefonia, na época – enquanto Marconi inventou a telegrafia sem fio [radiotelegrafia] e não o rádio como o conhecemos”, explica.

O padre Landell de Moura também aperfeiçoou a já existente invenção do telégrafo sem fio, conforme atesta patente obtida nos Estados Unidos, em 1904. Hamilton Almeida destaca a preocupação de Landell de patentear seus inventos. “Ele também obteve nos EUA uma patente intitulada wireless telephon, que se refere à transmissão de mensagens sem fio através de um feixe luminoso, o mesmo princípio das fibras ópticas, desenvolvidas a partir dos anos 1980, e no Brasil, em 1901, conseguiu a patente que pode ser considerada a certidão de nascimento do rádio no mundo”, relata.

Para o radialista Cristiano Menezes, gerente-geral das rádios Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Rio de Janeiro, “Landell era um sacerdote, uma pessoa recatada, e talvez por isto foi posto de escanteio, à margem desse processo, enquanto o Marconi, um europeu, um acadêmico, conseguiu repercussão para o seu invento e ficou na história como o criador do rádio”, disse. Juntamente com o veterano radioator e apresentador Gerdal dos Santos e o jornalista Luis Augusto Gollo, Cristiano Menezes participou do programa especial sobre o Dia Mundial do Rádio que as emissoras da EBC veicularam nesta quarta-feira (13).

Já como meio de comunicação, e não mais apenas como invento, o rádio chega ao Brasil em 1922, pelas mãos do cientista e educador Edgard Roquette Pinto. Ele faz a primeira transmissão no dia 7 de setembro daquele ano, durante a inauguração da exposição internacional comemorativa do Centenário da Independência. Menos de um ano depois, em 20 de abril de 1923, entrava no ar a primeira emissora, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje Rádio MEC, uma das emissoras da EBC.

Mais de um século após sua invenção, o rádio demonstra uma imensa capacidade de renovação e adaptação às novas tecnologias, como destaca a professora Sonia Virginia Moreira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), autora de livros sobre a história do veículo. Para ela, o rádio é sempre aberto, democrático e sensível a todas as transformações.

“É um meio que consegue se adaptar a situações muito distintas. Quando surgiu a televisão, o rádio viveu seu maior momento de crise, mas conseguiu se superar em pouco tempo, renovando sua linguagem, como meio de comunicação prestador de serviços e canal de entreternimento. Mais recentemente, o rádio integrado à internet vem comprovar essa maleabilidade do meio”, diz a professora.

Para Cristiano Menezes, o rádio digital é o futuro, em matéria de tecnologia, mas a linguagem característica do veículo se manterá, por mais que surjam diferentes plataformas. “Há um novo ouvinte, que já procura o novo rádio, pela internet, os vários meios de comunicação hoje se complementam, há toda uma convergência de mídias, a digitalização já se anuncia, é o futuro, mas o veículo será sempre rádio”.

Edição: Graça Adjuto e Carolina Pimentel//A matéria foi atualizada para esclarecer que as experiências pioneiras de Roberto Landell ocorreram de 1893 a 1894, e não de 1892 e 1893. Landell aperfeiçoou o telégrafo sem fio. Ele não foi o inventor, como dito anteriormente

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário