one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chevron descumpriu lei, conclui ANP sobre vazamento de óleo em 2011

Imagem:

Compartilhar:

Justiça nega acusação criminal contra a petroleira Chevron

Criado em 21/02/13 16h16 e atualizado em 21/02/13 22h35
Por Isabela Vieira Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Mancha de óleo na Bacia de Campos
Mancha de óleo provocada pelo vazamento no poço da Chevron na Bacia de Campos, no norte fluminense (Foto: ANP)

Rio de Janeiro - A Justiça Federal, na capital fluminense, rejeitou acusação criminal contra a petrolífera Chevron e a operadora de sondas Transocean, por vazamento de petróleo em 2011. O acidente ocorreu na Bacia de Campos, no norte do estado, quando 3,7 mil barris de petróleo foram derramados no mar.

Por meio de nota, a Chevron disse estar satisfeita com a decisão e que permanece “comprometida em resolver qualquer questão remanescente que tenha relação com este incidente”. A petroleira afirma também que continua disposta a cooperar com as autoridades brasileiras e “compartilhar as lições importantes que beneficiarão” a operação no Brasil.

Confira também na Radioagência Nacional:
 



Cabe recurso do Ministério Público Federal contra a decisão. A procuradora responsável pelo caso, Gisele Porto, tem cinco dias para se manifestar sobre a decisão, que pode encerrar o caso. Ela não falou à imprensa.

Por causa do vazamento, a Agência Nacional do Petróleo aplicou uma multa de R$ 35,1 milhões contra a Chevron ano passado.

Em março de 2012, MPF denunciou as empresas Chevron e Transocean e 17 funcionários, entre eles o presidente da Chevron no Brasil, George Buck, em ações cíveis e criminais, por crime ambiental e dano ao patrimônio público, em decorrência do vazamento. O MPF pediu para os denunciados penas de até 31 anos de prisão.

Edição Beto Coura

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário