one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lavadeira no Rio Jequitaí

Imagem:

Compartilhar:

Minas Gerais vai receber mais duas barragens

Criado em 07/02/13 19h29 e atualizado em 07/02/13 20h01
Por Heloisa Cristaldo Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Rio Jequitaí
Lavadeira no Rio Jequitaí (Flickr/Fernando Tatagiba/CreativeCommons)

Brasília – O governo federal vai construir duas barragens em Minas Gerais, na região do Médio São Francisco. Ao todo, serão investidos R$ 319 milhões no Projeto Hidroagrícola Jequitaí para as obras da Barragem Jequitaí I, no município de Jequitaí, norte de Minas Gerais. O contrato foi assinado hoje (7), em Pirapora (MG).

O objetivo das barragens é o controle de cheias e regularização de vazões do Rio Jequitaí, irrigação e geração energética, com a capacidade de produção de 20 megawatts. As obras serão executadas pela  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O projeto inclui também a Barragem Jequitaí II e o Perímetro Público de Irrigação.

De acordo com a Condevasf, mais de 500 mil pessoas de 12 municípios do norte de Minas Gerais serão beneficiadas com a construção do sistema de barragens de Jequitaí I e II. A área envolve os municípios mineiros de Claro dos Poções, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Várzea da Palma, Pirapora, Buritizeiro, Coração de Jesus, Joaquim Felício, Bocaiúva e Montes Claros.

O empreendimento, segundo a Codevasf, vai permitir segurança hídrica e geração de energia para municípios do Médio São Francisco. A região vai de Pirapora (MG) até Remanso, na Bahia. A área inclui as sub-bacias dos rios Paracatu, Urucuia, Carinhanha, Corrente, Grande e Pilão Arcado a oeste, e do Verde Grande, Paramirim e Jacaré a leste.

Durante o evento hoje, o ministro Fernando Bezerra Coelho anunciou que o processo de licitação para a Barragem Jequitaí II, que completa o sistema, está sendo providenciado. Estimativas da Codevasf apontam que, uma vez concluído, o perímetro irrigado será capaz de gerar cerca de 35 mil empregos diretos e 70 mil empregos indiretos. A previsão é que a área irrigada chegue a 35 mil hectares.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário