one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerveja

Imagem:

Compartilhar:

Ministério das Cidades lança campanha de prevenção de acidentes no carnaval

Criado em 04/02/13 21h08 e atualizado em 04/02/13 21h32
Por Marcelo Brandão Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Ministério das Cidades lançou, na tarde de hoje (4), a campanha de prevenção de acidentes de trânsito no carnaval. Com o tema Bebida e Direção. Deixe Essa Mistura Fora da Festa, o ministério, em parceria com o  Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), focou o público  jovem, utilizando atores com esse perfil em suas peças publicitárias. Além da campanha voltada para o carnaval, também foi lançada uma peça para alertar o cidadão sobre a nova Lei Seca, já em vigor.

“Nós precisamos provar para nós mesmos e para o Brasil que podemos vencer essas estatísticas [dados de 2012 do Ministério das Cidades indicam que cerca de 42 mil pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito no Brasil]. E é essa determinação que está nos movendo para mudar essa situação”, disse o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

O deputado Hugo Leal (PSC/RJ), autor da Lei Seca, também esteve presente no evento. Leal traçou um paralelo entre as mortes no trânsito e o acidente que matou, até o momento, 237 pessoas na Boate Kiss, em Santa Maria/RS, no mês de janeiro. “Esse exemplo que, para a gente, é de uma tristeza profunda, serviu para termos a consciência da prevenção. E, obviamente vem acompanhada de fiscalização e punição”.

A Polícia Rodoviária Federal participou do evento fazendo testes com bafômetro em cinco voluntários. Cada um deles consumiu um produto com álcool e fez o teste cerca de 25 minutos depois. Foram consumidos quatro bombons de licor, uma dose de vodca, uma taça de vinho, uma garrafa long neck de cerveja e uma voluntária utilizou enxaguante bucal. Com exceção da última e do voluntário que comeu os chocolates, todos tiveram registradas taxas de álcool no sangue e, pela nova Lei Seca, estariam impossibilitados de dirigir.

Em vigor desde 29 de janeiro, a nova Lei Seca está mais rigorosa. Se o condutor for flagrado com uma taxa igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar (mg/l), será autuado e multado em R$ 1.915,40, respondendo por infração gravíssima, terá a carteira de habilitação recolhida e o direito de dirigir suspenso por 12 meses. O registro de uma taxa igual ou superior a 0,34 mg/l incorrerá em crime, punível com detenção de seis meses a três anos.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário