one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Princípio de incêndio no Ministério das Comunicações, em 19/02/2013

Imagem:

Compartilhar:

Ministério das Comunicações quer cobrar da CEB prejuízos por explosão de subestação

Criado em 20/02/13 16h03 e atualizado em 20/02/13 16h41
Por Sabrina Craide Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

 

Princípio de incêndio no Ministério das Comunicações, em 19/02/2013
CEB não deu prazo para religar a subestação que queimou nessa terça-feira (José Cruz/ABr)

Brasília – O Ministério das Comunicações vai se reunir na tarde de hoje (20) com a Companhia Energética de Brasília (CEB) para verificar como será o ressarcimento dos prejuízos que o prédio teve com o princípio de incêndio ocorrido ontem (19), como danos à fiação. O elevador privativo dos ministros, por exemplo, não está funcionado.

"Assim como qualquer pessoa física ou jurídica que tenha o seu patrimônio prejudicado em função de uma questão energética, se tiver um dano ao patrimônio da União, eu tenho que buscar o responsável pelo dano", disse o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério das Comunicações, Ulysses Melo à Agência Brasil. O Ministério das Comunicações é o administrador do prédio, onde também funciona o Ministério dos Transportes.

O bloco R da Esplanada dos Ministérios está funcionando totalmente com geradores de energia da CEB, instalados do lado de fora do prédio. O acidente atingiu a subestação da CEB que fica no segundo subsolo do prédio. Hoje, equipes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) e da Defesa Civil estiveram no prédio e detectaram que não há danos estruturais nem riscos de ocupação do local.

As redes telefônicas e a internet dos dois ministérios ainda não estão funcionando, porque os equipamentos dependem de uma refrigeração adequada para serem religados, o que deve ser normalizado no final da tarde.

O princípio de incêndio começou com uma explosão na subestação da CEB que fornece energia para os dois ministérios. As chamas foram controladas rapidamente pelos brigadistas do prédio, mas a fumaça subiu pelas escadas do prédio, e saiu pelo quinto andar, onde havia uma janela aberta. A fumaça foi produzida pela queima de óleo diesel usado para gerar energia.

O prédio não tem sistema de alarme de incêndio, que está sendo comprado pelos ministérios. Mas, segundo o subsecretário, isso não fez diferença na hora do acidente de ontem, porque todos os andares foram evacuados de maneira efetiva pelos brigadistas. Ele ressalta também que o ministério vai estudar qual a melhor forma de usar o alarme de incêndio em situações futuras. “Os brigadistas evacuaram o prédio andar por andar. Se tivesse alarme, poderia haver pânico entre as pessoas, e o pânico muitas vezes mata mais que o acidente em si”, argumentou.

Segundo Melo, no final do ano passado, a CEB e o Corpo de Bombeiros verificaram as condições da subestação, depois do acidente no Ministério do Esporte, no qual um funcionário da CEB morreu.  Ele avalia que a situação de ontem serve de alerta para que acidentes como esse não ocorram novamente. “Temos que cobrar da CEB uma posição que evite que essas situações se repitam. [Acidentes nos prédios dos ministérios] Esporte, Comunicações, amanhã, quem vai ser?”, questiona.

A CEB não deu prazo para religar a subestação que queimou nessa terça-feira. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, os funcionários estão trabalhando para normalizar a subestação, mas os geradores instalados no prédio estão atendendo às necessidades dos dois ministérios. A CEB ainda está apurando as causas do acidente.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário