one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Três ônibus utilizados para transporte de estudantes foram incendiados na madrugada desta terça-feira (5) no pátio da Prefeitura de Ilhota, em Santa Catarina

Imagem:

Compartilhar:

SC: passageiros do transporte público temem aumento dos ataques fora do horário de escolta

Criado em 06/02/13 06h16 e atualizado em 06/02/13 08h04
Por Camila Maciel - Enviada Especial Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Ônibus incendiado
Três ônibus utilizados para transporte de estudantes foram incendiados na madrugada desta terça-feira (5) no pátio da Prefeitura de Ilhota, em Santa Catarina (Marcelo Camargo/ABr)

Florianópolis (SC) - Apesar de os ônibus de transporte coletivo que circulam a partir das 20h na capital catarinense contarem com escolta policial, passageiros continuam apreensivos com a onda de ataques no estado. “Eles estão atacando agora fora do horário da escolta [das 20h às 23h]", relatou o motorista David Duarte, 33 anos, uma das pessoas que esperavam para embarcar no Terminal de Integração do Centro (Ticen).

No fim da tarde dessa terça-feira (5), fora do horário de proteção policial, mais um ônibus foi incendiado. De acordo com a Polícia Militar (PM), por volta das 17h30, no bairro Saco dos Limões, dois adolescentes atearam fogo no veículo da empresa Transol. A PM informou ainda que as chamas atingiram a rede elétrica, deixando parte da região sem luz. Um dos adolescentes foi apreendido e liberado em seguida. Ninguém ficou ferido.

No dia seguinte após o primeiro ataque, que ocorreu em 30 de janeiro, viaturas da Polícia Militar passaram a fazer escoltas a ônibus em Florianópolis. As cidades de Criciúma, no sul do estado, e Joinville, na região nordeste, também contam com a proteção extra.

De acordo com a PM, o maior efetivo para essa operação está em Joinville, com 43 policiais e 12 viaturas. Em Criciúma, não há interrupção ou diminuição do horário de circulação dos ônibus, pois a escolta funciona 24 horas nas linhas mais críticas.

Por volta das 21h, no Ticen, passageiros reclamavam da demora e da lotação dos ônibus. “Agora, levo até duas horas para chegar em casa. Antes, fazia em uma hora. Tem segurança, mas os ônibus estão demorando muito a sair por conta da escolta ”, diz o empacotador Lucas Batista, 18 anos.

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Florianópolis (Sintraturb) acompanhou os embarques dos passageiros durante a noite de ontem no centro. “Estamos aqui para garantir que nenhum ônibus saia sem escolta”, declarou Denísio Linder, secretário de Comunicação da entidade.

Para Linder, o ideal seria que a escolta fosse feita em horário ampliado, mas reconhece que o efetivo policial não daria conta da frota de 1,1 mil ônibus do sistema municipal.

O instrutor de tráfego Leandro Marchi, da empresa Transol, está apreensivo com a segurança dos motoristas e cobradores que trabalham na empresa. “São colegas de trabalho. A gente fica preocupado. Com a escolta é bem mais seguro, mas ela não pega todo mundo”.

A escolta de ônibus do transporte público foi uma das ações anunciadas pelo governo estadual para conter a série de ataques em Santa Catarina. Foram anunciados ainda o reforço do policiamento em áreas identificadas como possíveis alvos e a instalação da sala de situação da PM.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário