one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mais de 30 milhões mudas serão plantadas no Rio de Janeiro para recompensar emissão de gases do efeito estufa durante Olimpíadas de 2016

Imagem:

Compartilhar:

Secretaria do Ambiente estimula formação de jardineiros comunitários

Criado em 26/02/13 17h08 e atualizado em 26/02/13 17h31
Por Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:

Mata Atlântica
Moradores serão capacitados para se tornarem jardineiros comunitários (Foto: Rodrigo Soldon/Creative Commons)

Rio de Janeiro - A Secretaria de Estado do Ambiente do Rio começou a executar hoje (26) , no Morro do Fogueteiro, em Santa Teresa, no centro, o projeto Comunidades Verdes, para capacitar moradores no reflorestamento de áreas desmatadas e levar educação sustentável às favelas cariocas. A primeira turma de jardineiros comunitários vai plantar as mudas nas encostas e áreas desmatadas, além de informar os moradores da região sobre a conscientização ambiental, com o que se pretende atrair mais grupos.

"A primeira turma iniciou o curso no mês de outubro [2012], com quatro meses de duração; dez dos 30 alunos vão receber certificado e uma bolsa auxílio no valor de R$ 120. Os jardineiros comunitários serão responsáveis por manter e multiplicar a iniciativa para a comunidade. As mudas serão levadas para o Batan, no bairro de Realengo,na zona oeste, e Complexo do Alemão, na zona norte. Aqui,  no Fogueteiro, temos um infraestrutura necessária para a criação de viveiros, para o cultivo de hortaliças, mudas de recuperação de encostas e paisagismo funcional”, disse o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.

De acordo com a gestora do Comunidades Verdes no Fogueteiro, Cíntia Luna, dos 30 alunos matriculados, dez permaneceram até a conclusão do curso, no entanto, ela acredita que o nível de produção é suficiente para atender à demanda. O canteiro do Fogueteiro, teve 540 árvores plantadas e 2.500 estufas instaladas no período do curso. Árvores nativas, hortaliças, legumes e verduras foram selecionados para o plantio.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário