one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


STF analisa recurso interposto pela Mesa do Congresso contra decisão liminar do ministro Luiz Fux sobre vetos presidenciais

Imagem:

Compartilhar:

Supremo libera Congresso para analisar vetos sem ordem prévia

Criado em 27/02/13 19h59 e atualizado em 27/02/13 20h12
Por Débora Zampier Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Sessão STF 27.02.2013
STF analisa recurso interposto pela Mesa do Congresso contra decisão liminar do ministro Luiz Fux sobre vetos presidenciais ( Gervásio Baptista/STF)

Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou hoje (27) a liminar que obrigava o Congresso Nacional a analisar 3 mil vetos presidenciais em ordem cronológica. Com a decisão, o Legislativo poderá apreciar os vetos presidenciais segundo conveniência política, inclusive os relativos à nova Lei dos Royalties do Petróleo.

Os ministros analisaram apenas a liminar concedida por Luiz Fux no final do ano passado e não concluíram a discussão sobre a legalidade do acúmulo de vetos. Segundo a Constituição, os vetos presidenciais devem ser apreciados em 30 dias, sob risco de trancamento de pauta, o que nunca foi seguido. O plenário optou por manter o processo em andamento e decidir sobre essa questão mais tarde.

A maioria, obtida após o voto do ministro Gilmar Mendes, reconheceu a gravidade do descumprimento das regras da Constituição e defendeu a correção do erro no futuro. Os ministros entenderam, no entanto, que uma intervenção do Supremo causaria mal maior ao criar insegurança jurídica e atrapalhar o trabalho futuro do Legislativo.

Vários ministros também citaram o princípio de separação entre os poderes e criticaram o uso de mandado de segurança para tratar de uma questão constitucional mais ampla.  

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário