one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Leonardo Boff

Imagem:

Compartilhar:

Teólogo afirma que Bento XVI renunciou por problemas de saúde

Criado em 11/02/13 21h53 e atualizado em 12/02/13 11h24
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Leonardo Boff
Leonardo Boff diz que Bento XVI renunciou por problemas de saúde (Wikipedia)

A renúncia do Papa Bento XVI nesta segunda-feira não pegou Leonardo Boff, teólogo ligado à Igreja Católica, de surpresa. Para o amigo de Joseph Ratzinger, a renúncia era esperada devido aos problemas de saúde do pontífice: “Ele sofre de artrose, problemas cardíacos e recentemente teve um AVC que danificou o olho esquerdo”, afirmou.

Para o Boff, um cardeal latino-americano tem chance de assumir o posto de Papa. Trata-se de Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, cardeal-arcebispo de Tegucigalpa, em Honduras. “Não temos grandes cardeais. Mas ele é um teólogo da libertação. Seria um Papa da periferia”, diz.

Apesar de se considerar amigo de Bento XVI, Boff já teve divergências com o pontífice em 1984. Quando ainda era padre, Boff foi condenado a um ano de voto de silêncio por conta de teses ligadas à teologia da libertação. “Como pessoa, foi elegante, fino. Como homem de doutrina, foi duro. Mas eu entendo a lógica”.

Mais cedo Boff falou pelo Twitter que o Bento XVI optou pelos ricos enquanto estava como pontífice. Também pelo microblog, ele afirmou que gostaria de ver um Papa do terceiro mundo no cargo. O substituto de Bento XVI deve ser escolhido até à Páscoa.

Confira a entrevista na íntegra

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário