one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Joênia Wapixana

Imagem:

Compartilhar:

"Há um longo caminho para que o direito do indígena seja garantido", diz Joênia Wapixana

Criado em 06/03/13 14h52 e atualizado em 11/03/13 19h56
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Joênia Wapixana
No mês passado, Joênia Wapixana se tornou a primeira presidenta da recém-criada Comissão Nacional de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas (Valter Campanato/ABr)

Joênia Batista de Carvalho, ou simplesmente Joênia Wapixana, é uma índia guerreira. Mas suas batalhas não são travadas utilizando o arco e a flecha. A sua arma é a palavra, a lei e a Constituição Federal. Ela é a primeira advogada indígena do Brasil e se dedica a causas que envolvem o seu próprio povo.

Quando formou-se em 1997 pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Joênia iniciou um trajetória de constantes quebras de paradigmas. No mês passado, ela se tornou a primeira presidenta da recém-criada Comissão Nacional de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas (CNDDPI) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conforme noticiou a Radioagência Nacional:

 


Para a advogada, o judiciário precisa se esforçar em compreender a cultura indígena. Exatamente por isso, ela não abre mão dos elementos culturais do seu povo. Em 2008, Joênia escreveu mais uma vez seu nome na história: a primeira advogada indígena a defender oralmente uma causa no Supremo Tribunal Federal (STF). Ela se apresentou para o julgamento da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol vestindo uma bata e trazendo no rosto uma pintura que simboliza "força e lealdade". Num ambiente onde ministros poliglotas apresentam fluência em inglês, francês ou alemão, os presentes foram surpreendidos por uma saudação em wapixana.

Em uma breve entrevista para o Portal EBC, Joênia falou sobre a importância de sua trajetória e a luta pelo reconhecimento dos direitos dos indígenas:

EBC: Você é a primeira advogada indígena do Brasil. O que isso significa para você?

JW: Significa que os povos indígenas estão ocupando espaços e na área jurídica isso é fundamental. Existem ainda muitos casos de conflitos agrários, opressão às mulheres indígenas, exploração da mão de obra, etc. Muitas vezes, os julgamentos ocorrem envolvendo somente atores que desconhecem a nossa cultura. Aos poucos, nós vamos conseguindo apresentar nossas pautas junto ao judiciário. Em 1997, eu me tornei a primeira advogada indígena, mas hoje já somos mais de 20 em todo o Brasil. Ainda é pouco, mas demonstra um interesse da comunidade indígena.

EBC: Você representa a luta pelos direitos indígenas e, ao mesmo tempo, está bastante integrada à sociedade não-indígena. Como conciliar tradições tão diferentes?

JW: O contato com minha família e meu povo é constante. Não importa se estou numa metrópole ou no interior. Hoje vivo em Boavista, em Rondônia. É uma capital pequena. Mas a cultura não é um lugar territorial. Você carrega consigo as suas crenças, os seus costumes e as suas tradições. É por isso que quando me deparo com um processo judicial, eu o interpreto segundo a visão da minha cultura. O respeito à diferença e a preservação da cultura indígena são princípios presentes na Constituição. Mas ainda há um longo caminho para que o direito do indígena seja plenamente garantido. A justiça tem se guiado por uma noção ocidental. A visão da cultura indígena sobre a posse da terra, por exemplo, não tem sido considerada.

EBC: O que a mulher indígena pode comemorar neste Dia Internacional da Mulher?

JW: Acho que é um dia mais para refletir do que para comemorar. É uma oportunidade para compartilhamos com a sociedade as questões ligadas à mulher indígena. O panorama já não é o mesmo de anos atrás. As perspectivas são melhores. O próprio fato de você estar me concedendo esse espaço demonstra um reconhecimento do povo indígena. Não faz muito tempo que os meios de comunicação nos ignoravam, como se a história do Brasil tivesse sido construída somente a partir de dois povos, sem a participação do índio. Esse reconhecimento foi obtido através da determinação do povo indígena e também da mulher indígena. Mas ainda não é um reconhecimento pleno e é por isso que precisamos refletir sobre essa data.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário