one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Policiais do Batalhão de Choque cercam desde a madrugada o prédio do antigo Museu do Índio, ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Os indígenas da Aldeia Maracanã e apoiadores resistem à desocupação.

Imagem:

Compartilhar:

Aldeia Maracanã: polícia imobiliza e leva gestante

Criado em 22/03/13 10h54 e atualizado em 22/03/13 11h26
Por Flávia Villela Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Polícia de Choque cerca Museu do Índio
Policiais do Batalhão de Choque cercam desde a madrugada o prédio do antigo Museu do Índio, ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Os indígenas da Aldeia Maracanã e apoiadores resistem à desocupação. (Vladimir Platonow/Abr)

Rio de Janeiro – O clima segue tenso no prédio do antigo Museu do Índio, ocupado desde 2006 por índios de diversas etnias. Uma mulher grávida acaba de ser cercada e imobilizada por Policiais do Batalhão de Choque que, mesmo sob protestos, a colocaram em um camburão. A PM não informou qual seria o destino da mulher

O imóvel será desocupado ainda hoje (22), por ordem da Justiça Federal, a pedido do governo do estado do Rio de Janeiro, que deseja reformar o local para receber o Museu Olímpico.

Há pouco, o índio Aron da Providência, da etnia Guajajara, que tinha sido algemado e detido pelos policiais mais cedo foi liberado. Ele dá apoio a dezenas de pessoas, índios e manifestantes, em solidariedade, que se recusam a sair do prédio.

Ouça a matéria da Radioagência Nacional:

Eles também se recusam a negociar uma saída pacífica com as autoridades e seguram faixas com os dizeres: “Não passarão”. A Secretaria Estadual de Assistência Social ofereceu três opções de lugar para abrigar os índios e também aluguel social.

A Avenida Radial Oeste, uma das principais da cidade, que passa ao lado do antigo museu está parcialmente interditada e tem apenas uma faixa acessível aos carros, no sentido centro.

No início da manhã os policiais responderam com bombas de gás lacrimogêneo e jogaram spray de pimenta nos manifestantes, que foram retirados à força do meio da via.

Oficiais de Justiça chegaram ao local por volta das 8h, com o documento de imissão de posse deferido pela Justiça Federal a pedido do governo do estado.

Acompanhados de integrantes do governo, de deputados estaduais e vereadores, eles tentam convencer os índios e demais ocupantes do antigo museu a saírem pacificamente.

 

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário