one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As mulheres demonstraram maior confiança do que os homens quanto ao futuro

Imagem:

Compartilhar:

Aumento da renda, do emprego e acesso ao crédito elevaram padrão de consumo, diz professor

Criado em 15/03/13 08h56 e atualizado em 15/03/13 09h13
Por Thaís Passos Edição:Tereza Barbosa Fonte:Repórter do Radiojornalismo


 

Consumidoras
Só na última década, 37 milhões de pessoas ingressaram na classe média, que hoje tem mais de 100 milhões de brasileiros. (José Cruz/ABr)

Brasília - Eletrônicos, casa própria, carro novo e viagens são alguns dos principais desejos de consumo da nova classe média brasileira que, nos últimos anos, contribuiu para movimentar o mercado interno e manter a produção aquecida em tempos de crise internacional.

Segundo o professor da Universidade de Brasília (UnB) Roberto Piscitelli, o aumento da renda, do emprego formal e a expansão do acesso ao crédito no país possibilitaram que muitos consumidores elevassem seu padrão de consumo e melhorassem de vida.
 

Leia também:

Consumidora precisou recorrer a site de reclamações para receber compras em loja virtual

Compra de plano de saúde não deve ser feita por impulso, alerta ANS

Consciência do consumidor brasileiro tem aumentado, diz coordenador do Idec

 

Só na última década, 37 milhões de pessoas ingressaram na classe média, que hoje tem mais de 100 milhões de brasileiros. A classe média brasileira é responsável por 42% de tudo o que é comprado pelas famílias e movimenta cerca de R$ 1 trilhão por ano, segundo dados da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

De acordo com Piscitelli, o aumento da renda permitiu a compra de bens e serviços de maior valor. “O aumento da renda real média do trabalhador e a expansão do crédito nos últimos anos dá uma ideia de como essas camadas da população passaram a usufruir das vantagens que o mercado, principalmente de bens de consumo durável, oferece e também de serviços.”

Com mais dinheiro no bolso, muitos brasileiros aproveitaram para ir às compras. Paulo Ultra, 26 anos, por exemplo, mudou de emprego há pouco tempo e passou a ganhar o dobro do salário anterior, o que permitiu que comprasse  o primeiro carro. “Pesquisei muito antes de fazer a compra. Fui a seis concessionárias em busca das melhores condições. Não me decidi só por causa dos juros, mas também pelos acessórios que me ofereceram.”, disse.

Mas nem todo mundo é organizado como ele. Por isso, os especialistas alertam que é preciso ter cuidado com o endividamento. Antes de gastar, é bom colocar tudo na ponta do lápis e ver o que cabe no orçamento. Segundo o economista Roberto Piscitelli, é fundamental que as pessoas aprendam a fazer planejamento financeiro.

"Isso vale para todos nós, mais particularmente para essas categorias de pessoas que [ingressaram recentemente] no mercado de consumo e que não estavam tão acostumadas com esse dia a dia dos negócios, do comércio, das compras e do crédito. É preciso que a gente seja mais responsável quanto aos níveis de endividamento que podemos suportar sem grandes sacrifícios."

O analista Clairton Costa, 42 anos, diz que gosta muito de tecnologia e por isso compra com frequência equipamentos eletrônicos, mas se preocupa em não gastar demais. “Sempre pechincho e procuro o melhor preço. Por isso, prefiro pedir desconto e pagar à vista.”

Já a teleoperadora Natane Silva, 23 anos, confessa: não consegue resistir às tentações do consumo. Quando quer alguma coisa, ela compra, mesmo que tenha que pagar em várias prestações. “Eu gosto de comprar roupas e sapatos e na hora de pagar ultimamente eu uso cartão de crédito.”

Na hora de usar o cartão de crédito, os especialistas alertam que os consumidores devem tomar cuidado com os juros e evitar o pagamento mínimo da fatura. Apesar de terem sido reduzidas, as taxas continuam altas no país. No caso do cartão de crédito, os juros chegam a quase 200% ao ano.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário