one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem na página http://www.facebook.com/PreconceitoRacialNaoEMalEntendido

Imagem:

Compartilhar:

Ceap lança no Rio a sétima edição do Prêmio Camélia da Liberdade

Criado em 21/03/13 21h35 e atualizado em 21/03/13 21h49
Por Agência Brasil Edição:Aécio Amado

Preconceito racial
Organizado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap), o evento reuniu acadêmicos, pesquisadores e lideranças negras no Centro Cultural Carioca, no centro da capital fluminense (Reprodução/Facebook)

Rio de Janeiro – Como parte das comemorações do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, foi lançada hoje (21) a sétima edição do Prêmio Camélia da Liberdade, que reconhece as instituições que promovem ações afirmativas contra a discriminação e as desiguldades raciais no Brasil.

Organizado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap), o evento reuniu acadêmicos, pesquisadores e lideranças negras no Centro Cultural Carioca, no centro da capital fluminense. O babalaô Ivanir dos Santos, conselheiro do Ceap, ressaltou a importância do prêmio para o setor. “No Brasil você costuma ter prêmios de ações afirmativas para mulheres, portadores de deficiência, homossexuais, mas muito pouco com relação à questão racial”, disse.

O babalaô também falou sobre a aplicação a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação. Segundo ele, a situação ainda está muito precária, mas a ideia do Ceap é continuar a impulsionar o seu emprego nas instituições de ensino.

Para a doutora em educação Azoilda Trindade, a lei instituiu oficialmente a temática negra no currículo escolar, “porque extra-oficialmente a cultura africana e afro-brasileira permeia toda a história do Brasil. A lei ainda tem muitas deficiências em sua implementação, porque ela implica em mudanças de mentalidade”, ressaltou.

De acordo com Azoilda, a premiação é um projeto de educação ampliada, “porque educa o olhar das organizações e da sociedade sobre a importância de se levar em conta as relações étnico-raciais em todos os espaços da sociedade”, disse. “Todos perdem quando alguém é discriminado, o racismo é um problema de toda a sociedade”, completou.

Dividido em quatro categorias - Empresas e Órgãos Governamentais; Instituições de Ensino; Veículos de Comunicação; e Personalidades -, a premiação ocorrerá no dia 24 de abril, na casa de espetáculos Vivo Rio, na zona sul da cidade, e contará com a participação de artistas como os cantores e compositores Jorge Aragão, Nei Lopes e Altay Veloso.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário