one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Região tem solo encharcado e previsão de chuva para todo o dia. Com isso, o risco de desabamentos é permanente

Imagem:

Compartilhar:

Chuva forte em Petrópolis faz Rio Quitandinha transbordar

Criado em 22/03/13 22h39 e atualizado em 22/03/13 22h44
Por Douglas Corrêa Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Chuvas provocam alagamento e prejuízos em Petrópolis, no RJ
O Rio Quitandinha, transbordou e algumas residências e lojas comerciais foram inundadas, na Rua Coronel Veiga, a principal via na entrada da cidade

Rio de Janeiro - Choveu forte hoje (22) à tarde em Petrópolis, na região serrana, obrigando a Defesa Civil municipal a acionar as 18 sirenes de alerta para deslizamentos no município. O Rio Quitandinha, transbordou e algumas residências e lojas comerciais foram inundadas, na Rua Coronel Veiga, a principal via na entrada da cidade. No momento não chove na serra. 

De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Rio Quitandinha estava em alerta máximo, devido ao grande volume de água que desceu do alto da serra. Os quatro rios de Petrópolis: Quitandinha, Piabanha, Santo Antônio e Paltinado estão em estágio de alerta, pela possibilidade de chuva moderada na região.

Apesar da chuva que atingiu a cidade no período da tarde não houve registro de deslizamentos na parte alta junto às encostas. 

Desde domingo passado (17), quando um temporal atingiu Petrópolis, das 1.149 ocorrências registradas até o fim da tarde de hoje (22), cerca de 635 foram vistoriadas pelos técnicos da Defesa Civil municipal. A chuva deixou 33 mortos e 44 pessoas ficaram feridas e, dessas, 12 permanecem internadas no Hospital Santa Teresa, quatro delas no  centro de tratamento intensivo (CTI).

Depois de encontrar todos os desaparecidos, arrastados pelo deslizamento de terra na parte alta, agora a prefeitura prioriza o atendimento às pessoas que estão dentro dos abrigos. O objetivo é identificar quais famílias podem voltar para casa e quais ficaram dependentes do aluguel social. Essas famílias não poderão voltar para os imóveis e serão incluídas no cadastro para serem beneficiadas com casas populares. As famílias que não tiveram os imóveis atingidos e estão fora das áreas de risco começaram a retornar para suas casas.

No momento, a situação mais grave é em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde os rios Saracuruna e Capivari entraram em alerta máximo devido à chuva forte na região.

Para este sábado (23), o boletim meteorológico do Inea prevê para os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo, na região serrana, céu parcialmente nublado com pancada de chuva moderada a forte, principalmente nos municípios de Petrópolis e Teresópolis.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário