one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Funasa expõe novidades sobre saneamento básico

Imagem:

Compartilhar:

Consórcios intermunicipais podem viabilizar saneamento em cidades pequenas

Criado em 18/03/13 15h50 e atualizado em 18/03/13 15h58
Por Vinícius Lisboa Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Saneamento Básico
Funasa debate saneamento básico (Marcello Casal Jr/ABr)

Belo Horizonte - A criação de consórcios intermunicipais foi apontada hoje (18), no 4º Seminário Internacional de Engenharia em Saúde Pública, como um dos principais procedimentos para viabilizar serviços de saneamento básico e coleta de lixo em municípios com menos de 20 mil habitantes.

Segundo o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson Carvalho, há um “exemplo muito positivo do consórcio sediado em Maringá, que tem um centro de referência com laboratórios e faz o trabalho de análise de água. Aprovamos outro na zona da mata mineira. Esse é um caminho principalmente para municípios com menos de 20 mil habitantes, que não possuem equipes técnicas para cumprirem todas as exigências e controles de qualidade", disse Gilson Carvalho.

A cooperação entre cidades vizinhas é ainda mais importante na coleta e destinação do lixo, que se tornará um desafio para os pequenos municípios com o fim dos lixões, que deverá acontecer obrigatoriamente até 2014. "Um aterro sanitário, se for operado com um pequeno volume de resíduos, é inviável economicamente", afirmou o presidente da Funasa.

A experiência de consórcios foi apresentada pelo professor Joaquim Poça Martins, da Universidade do Porto, Portugal, país que a adotou a solução para viabilizar a chegada do saneamento no interior e em áreas rurais. Como resultado, Portugal tem hoje 90% do esgoto tratado, e 97,9% das casas recebem água potável.

Joaquim chama atenção para a necessidade de criar sistemas que sejam capazes de se manter saudáveis após a universalização do serviço: "Em Portugal, a universalização ocorreu bem, mas a sustentabilidade, nem tanto", conta o professor. Para ele, o desafio é a manutenção de tarifas acessíveis à população.

Edição: Beto Coura

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário