one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A história de Graça Machel é uma das contadas pelo documentário.

Imagem:

Compartilhar:

Da política à militância pela paz, o retrato da mulher africana de hoje

Criado em 08/03/13 06h26 e atualizado em 08/03/13 11h46
Por Ana Lúcia Caldas Edição:Tereza Barbosa Fonte:Repórter do Radiojornalismo

Graça Machel
A história de Graça Machel é uma das contadas pelo documentário. (Zahur Ramji / Mediapix / World Economic Forum)

Brasília - A força e a importância das mulheres para o continente africano podem ser vistas no documentário Mulheres Africanas – a Rede Invisível. Com narração de Zezé Motta, o documentário leva às telas a história de cinco mulheres : Graça Machel, Leymah Gbowee, Mama Sara Masari, Luisa Diogo e Nadine Gordiner, que contam de forma emocionante suas histórias e levam a platéia a uma profunda reflexão da vida e da atuação da mulher no continente afircano.

Confira a página especial do Dia Internacional da Mulher

Segundo o diretor Carlos Nascimbeni, a ideia do documentário surgiu da produtora-executiva Monica Monteiro que queria mostrar por meio dessas mulheres, que vivem as transformações políticas e econômicas por que passa o continente. “Fizemos um recorte de mulheres ícones em cinco áreas: politica, educação, literatura, militância pela paz e política e empresarial”.

Leia também:

Ser mulher é ser muitas mulheres

Mulheres que se destacaram na África são tema de documentário

Indenização regressiva pode coibir aumento de casos de violência contra a mulher

Nascimbeni conta que o documentário trabalha não só com esses depoimentos, mas também com situações do dia a dia. “Através do depoimentos delas e da cena cotidiana que filmamos, o público vai ter uma informação sobre qual é a atuação da mulher africana por meio dessas mulheres de ponta e também das mulheres comuns, por isso a rede invisível”.

Foram mais de 30 dias de filmagem na África do Sul, na Tanzânia, em Gana e em Mocambique. Segundo o diretor, existe uma noção de que a mulher africana é submissa, mas a mulher tem um papel fundamental no tecido social africano.” Elas cuidam da plantação dos alimentos. Quem está mo mercado atacadista comprando e vendendo esses alimentos são também mulheres”.

O filme foi produzido pela Cinevideo, a única produtora brasileira com filial na África, estreou com sucesso em um dos festivais de documentários mais importantes da África, o 7º Dockanema, em Moçambique, e participa do Festival do Rio.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário