one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Roberto Gurgel PGR

Imagem:

Compartilhar:

Disputa por chefia do Ministério Público já tem três candidatos

Criado em 11/03/13 20h45 e atualizado em 11/03/13 21h10
Por Débora Zampier Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Roberto Gurgel PGR
A disputa pela chefia do Ministério Público começou hoje (11) com o registro de três candidatos para ocupar a função desempenhada até julho por Roberto Gurgel (José Cruz/ABr)

Brasília – A disputa pela chefia do Ministério Público começou hoje (11) com o registro de três candidatos para ocupar a função desempenhada até julho por Roberto Gurgel. O processo seletivo é organizado pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

O cargo de líder da Procuradoria-Geral da República é de livre nomeação da Presidência da República. No entanto, desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, adotou-se a tradição de preparar uma lista tríplice com os mais votados pelos profissionais da categoria, que vem sendo respeitada desde então.

A subprocuradora-geral Deborah Duprat, 53 anos, está disputa. Carioca, Deborah Duprat atua no Ministério Público Federal (MPF) desde 1987. Chegou à Subprocuradoria-Geral em 2003. É vice-procuradora-geral desde 2009, substituindo Gurgel nas sessões do Supremo Tribunal Federal.

A porto-alegrense Sandra Cureau, 66 anos, completará 37 anos de MPF em agosto deste ano. Tornou-se subprocuradora-geral da República em 1997. É vice-procuradora-geral eleitoral desde 2009, com atuação constante no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O terceiro candidato é Rodrigo Janot, 56 anos, é natural de Belo Horizonte (MG). Ingressou no MPF em 1984, e chegou ao cargo de subprocurador em 2003. Foi presidente da ANPR entre 1995 e 1997, cargo ocupado por Roberto Gurgel entre 1987 e 1989.

Janot integrou a última lista tríplice encaminhada ao Executivo, em 2011. Também estavam na disputa a subprocuradora Ela Wiecko e Gurgel, que acabou reconduzido para um período de mais dois anos. Em entrevista coletiva nesta tarde, Gurgel disse que não vê risco de interferência política na escolha do novo procurador-geral caso o método da lista tríplice seja novamente respeitado pela presidenta Dilma Rousseff.

As inscrições para a vaga de procurador-geral vão até sexta-feira (15). Podem concorrer membros do MPF em atividade, com mais de 35 anos. As campanhas começaram hoje e vão até o dia 12 de abril, com previsão de debates em Brasília (2 de abril) e em São Paulo (10 de abril). A votação será em 17 de abril.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário