one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Embrapa mostra, na 7ª Exposição Ciência para a Vida, realizada em 2010, tecnologia para produção de biocombustível a partir de oleaginosas como a mamona, soja, o girassol e o algodão.

Imagem:

Compartilhar:

Embrapa comemora Semana de Bioenergia com seminário internacional

Criado em 18/03/13 21h56 e atualizado em 18/03/13 22h20
Por Stênio Ribeiro Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Óleos biocombustíveis
A Embrapa investe em diversos estudos para produção de biocombustível a partir de oleaginosas como a mamona, soja, o girassol e o algodão. (foto: Valter Campanato / Arquivo ABr)

Brasília – Representantes de 70 países começaram hoje (18) a discutir o uso sustentável da bioenergia e sua consequência na redução dos gases de efeito estufa. O encontro, promovido pela Global Energy Partnership (Gbep), está ocorrendo na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e prossegue até o próximo sábado (23), inclusive com visitas de campo à Embrapa Cerrados, amanhã(19), e a uma usina de produção de biodiesel em Anápolis, Goiás, na quinta-feira (21).

De acordo com a embaixadora Mariangela Rebuá, copresidente da Gbep, ele é um fórum mundial que se propõe a estabelecer consenso nas ações de desenvolvimento sustentável de bioenergia. Por isso, a programação de seis dias no Seminário está estruturada em torno de questões ambientais, econômicas e sociais, tais como: requalificação dos trabalhadores, geração de emprego e renda, segurança alimentar, emissões de gases de efeito estufa e mudanças no uso da terra e da água.

A embaixadora disse que o Brasil oferece apoio à produção de bioenergia em países em desenvolvimento, por meio de iniciativas de cooperação e capacitação, especialmente com estudos de viabilidade para a produção e definição de marcos regulatórios para o setor. O entendimento do governo brasileiro, segundo ela, é de que “a produção e uso sustentável da bioenergia podem proporcionar melhorias econômicas e sociais, além de redução das desigualdades ao longo da cadeia produtiva de alimentos”.

Para o pesquisador Manoel Teixeira Souza Júnior, chefe da Embrapa Agroenergia, a produção de matérias-primas para biocombustíveis gera empregos na área rural, desconcentra e distribui renda. Em muitos países, especialmente nos que não produzem petróleo, os biocombustíveis contribuem para diminuir a dependência energética externa, e o Brasil tem ampliado parcerias no exterior para, com o intercâmbio de conhecimento, aumentar a eficiência no uso de produtos como pinhão-manso, dendê e macaúba, dentre outros.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário