one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de 200 mulheres de todas as idades vão escalar o Morro da Babilônia neste domingo

Imagem:

Compartilhar:

Escalada no Morro da Babilônia marca a comemoração do Dia da Mulher

Criado em 08/03/13 16h34 e atualizado em 08/03/13 17h03
Por Alana Gandra Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Morro da Babilônia, Rio de Janeiro
Cerca de 200 mulheres de todas as idades vão escalar o Morro da Babilônia neste domingo (Breogan67/ Creative Commons )

Rio de Janeiro - No próximo domingo (10), a partir das 9h, cerca de 200 mulheres de todas as idades e profissões vão escalar o Morro da Babilônia, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que é hoje (8). O evento é organizado pelo grupo Mulheres na Montanha e elas vão sair da Praia Vermelha.

O grupo Mulheres na Montanha foi criado em 2005, quando nove escaladoras, que praticavam o esporte com amigos homens, decidiram começar a escalar juntas. “A coisa começou como uma brincadeira”. Em 2006, devido à morte de uma amiga, a escalada deixou de ser feita mas, em 2007, foi retomada. “De 2007 para cá, a adesão foi crescendo, a ponto de, no ano passado, 198 mulheres participarem”, disse à Agência Brasil a corretora de seguros Adriana Mello, articuladora do grupo.

Por causa de uma brincadeira, foi ficando um evento comemorativo e fixo. Adriana Mello recomenda a escalada como um esporte saudável para todas as mulheres. “Não há coisa melhor para desestressar do trabalho”, disse. Ela concilia a escalada, que considera um hobby, com a profissão. Disse que se trata de um esporte para mulheres de todas as idades. “Um amigo meu vai levar a filha e a neta. E minha mãe, de 74 anos, continua escalando e vai estar lá também. O que eu acho mais interessante na escalada é o convívio com pessoas de idades e profissões diferentes”, disse.

Silvia Batalha é desenhista industrial. Sua primeira experiência em escalada foi aos 29 anos, na Argentina. Ela faz parte do grupo desde a sua fundação. “Participo porque somos todas amigas, uma família”. Hoje, aos 36 anos, define a escalada como terapia. Silvia disse que hoje as mulheres já ingressam no mundo da escalada sem influência alguma de maridos ou namorados, ao contrário do que ocorria no passado. O namorado de Silvia também é escalador.

Os chamados esportes na montanha envolvem uma série de atividades, entre as quais a caminhada e a trilha. Outra atividade na montanha consiste em escalar pequenos blocos de pedras, geralmente com altura não superior a 6 metros.

Para Adriana Lima, a escalada no Morro da Babilônia é uma forma de trazer as mulheres para o esporte e mostrar que é possível fazer escalada em qualquer idade. “Não há limitação física. Nenhuma condição de gênero é impeditiva para a prática do esporte”.

A cidade do Rio de Janeiro é considerada o berço do montanhismo no Brasil. Foi aqui que a inglesa Henrietta Casteirs deu uma contribuição histórica para o avanço desse esporte no país ao escalar o Pão de Açúcar, em 1817, aos 39 anos, tornando-se a primeira pessoa a alcançar o cume daquela montanha..

Edição: José Romildo

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário