one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vista externa do Estádio Municipal João Havelange, conhecido como Engenhão

Imagem:

Compartilhar:

Interdição do Engenhão é resultado da falta de projeto executivo, diz conselho

Criado em 27/03/13 20h30 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), Sydnei Menezes, avaliou hoje (27), em entrevista à Agência Brasil, que a interdição do Estádio Olímpico João Havelange, conhecido como Engenhão, é resultado da falta da cultura no país de um projeto executivo.

Ele explicou que qualquer obra deve envolver três etapas para sua realização. A primeira se refere à apresentação de um estudo preliminar, de concepção arquitetônica e urbanística. A segunda fase é o projeto básico, contendo algumas especificações. “Mas apenas o projeto básico é insuficiente para a obra”. Para isso, existe o projeto executivo, que define o quantitativo de material, especificações, detalhamentos do projeto, entre outros elementos.

“Eu acho que esse é o problema [falta de um projeto executivo] na questão das obras públicas no Brasil”. Menezes acrescentou que isso ocorre no âmbito federal, estadual ou municipal, em todas as regiões do país. “Porque isso é sustentado pela Lei federal 8.666/93 [Lei das Licitações], que permite isso”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM:
- Taça Rio deverá ter clássicos, semifinais e finais disputados em Volta Redonda
- Jogos da Taça Rio que seriam realizados no Engenhão vão para São Januário
- Crea estima que Engenhão fique interditado por mais de seis meses

Ele esclareceu que esse procedimento não é ilegal ou irregular, do ponto de vista jurídico. “Mas é imoral sob o ponto de vista técnico”. O Brasil, segundo Menezes, tem o hábito de executar obras grandiosas sem um projeto executivo. “É uma prática que precisa ser combatida. A postura do conselho é combater esse absurdo no Brasil”.

O presidente do CAU-RJ avaliou que a contratação de obras públicas apenas com projeto básico, sem o detalhamento necessário, causa acréscimos constantes de valor. Foi o caso do Engenhão, cujo custo inicial de R$ 60 milhões, acabou sendo elevado para R$ 360 milhões.

Menezes defendeu que haja concorrência pública para contratar uma empresa que desenvolva o projeto executivo, seguida depois por licitação para a execução das obras públicas. “Como acontece em todo lugar do mundo, menos aqui”. A chance de erro não é eliminada, mas é reduzida quase a zero, garantiu. ”Porque você tem as especificações detalhadas, os projetos complementares detalhados. Não é só o projeto de arquitetura. É o projeto de arquitetura e os [projetos] complementares”.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário