one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ônibus Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Motoristas decidem manter a greve de ônibus no Rio até segunda-feira

Criado em 01/03/13 18h00 e atualizado em 01/03/13 19h28
Por Agência Brasil Edição:Aécio Amado

Ônibus Brasília
(Brito - Agência Brasília de Notícias)

Rio de Janeiro – A greve dos motoristas de ônibus do Rio de Janeiro, inicialmente prevista para terminar amanhã (2), foi estendida até segunda-feira (4). A decisão de manter a paralisação por mais dias foi tomada em assembleia ocorrida na tarde de hoje (1º) no Guadalupe Club, na Avenida Brasil. De acordo com o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Estado do Rio de Janeiro (Sintraturb-RJ), José Carlos Sacramento de Santana, na próxima segunda-feira (4), às 18h, os motoristas voltam a se reunir em assembleia para discutir os rumos do movimento.

Leia também:

TRT determina que 80% da frota dos ônibus circulem durante greve no Rio

O sindicato patronal ofereceu aos rodoviários 8% de reajuste salarial, enquanto a categoria pede 15% de aumento, além de outros benefícios trabalhistas. Santana disse que as reivindicações dos trabalhadores serão mantidas, e incluem o piso salarial de R$ 2 mil para os motoristas, cesta básica de R$ 200 sem descontos, tíquete refeição, plano de saúde e o fim da dupla função, em que o motorista trabalha também como cobrador.

A greve que começou hoje causou transtornos para o carioca desde o começo da manhã. Muita gente foi surpreendida pela paralisação que, com poucos ônibus circulando, acabou chegando atrasada no trabalho. Longas filas se formaram nos pontos de paradas e nos terminas, principalmente na zona oeste da cidade. O Sintraturb-RJ informou que 35% da frota estão circulando.

A concessionária Rio Ônibus, responsável pelas empresas de ônibus municipais, informou, por meio de nota, que entrou na Justiça do Trabalho com uma ação questionando a legalidade do movimento, considerando-o imotivado e abusivo. Segundo a concessionária, o período de 48 horas entre o anúncio e o início da paralisação não foi respeitado, além de não ter sido estipulada a quantidade mínima da frota que deveria permanecer em operação para não prejudicar a população.

De acordo com a concessionária, piqueteiros depredaram diversos veículos que deixavam as garagens em Santa Cruz e Campo Grande, na zona oeste, destruindo para-brisas, retrovisores e janelas dos ônibus. Segundo a Rio ônibus, por causa dos ataques dos grevistas, nove motoristas ficaram feridos.

O presidente do Sintraturb-RJ, José Carlos Sacramento de Santana, negou que os ataques tenham sido cometidos pelos grevistas. “As depredações não tiveram nada a ver com a gente, com o trabalhador”, disse.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário