one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Porto do Rio de Janeiro.

Imagem:

Compartilhar:

Ministério Público quer que Companhia Docas do Rio fiscalize empresas que operam nos portos

Criado em 12/03/13 20h28 e atualizado em 12/03/13 21h16
Por Akemi Nitahara Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Porto do Rio de Janeiro
Segundo o procurador, há irregularidades em empresas que atuam no porto do Rio de Janeiro. (foto: Bruno Cassaro / Creative Commons)

Rio de Janeiro – O Ministério Público Federal (MPF) entrou com um pedido de liminar para que a Companhia Docas do Rio de Janeiro exija a pré-qualificação das empresas Pier Mauá, Nitshore Engenharia e Serviços Portuários e Nitport Serviços Portuários. De acordo com  com o consentimento da Companhia Docas, que administra os portos do estado.

“O grande problema é que a Companha Docas está fechando os olhos para as irregularidades. Ela está se omitindo no dever de fiscalizar essas empresas e no sentido de fazer a pré-qualificação, ou seja, essas empresas estão operando sem que elas sejam, de algum modo, qualificadas para fazer isso”, diz o procurador.

LEIA TAMBÉM:
- Representantes de empresas portuárias reclamam de burocracia e falta de logística

Ele aponta também a falta de pagamento do Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário dos Portos Organizados do Rio de Janeiro, Forno, Itaguaí e Niterói (Ogmo-RJ), o que levaria a um “abalo social”, porque não há investimento nos trabalhadores locais. “Além disso, você está burlando a livre concorrência, você está prejudicando as outras empresas, porque, se elas não pagam o órgão gestor da mão de obra, elas, de algum modo, estão se beneficiando em detrimento de outras que cumprem a legislação e pagam aos trabalhadores locais”.

A Companhia Docas informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a questão envolve um dos pontos mais polêmicos sobre a Medida Provisória (MP) 595, que trata da modernização dos portos, e que só vai se pronunciar oficialmente após a proposta ser aprovada pelo Congresso Nacional.

De acordo com a companhia, a Pier Mauá opera um terminal de passageiros e a Nitshore, em consórcio com a Nitport, trabalha com equipamentos para exploração de petróleo. As empresas conseguiram na Justiça liminares que dispensam a contratação por meio da Ogmo, já que a Lei 8.630 de 1993 vincula a contratação apenas para empresas que operam carga.

Existem 29 órgãos Gestor de Mão de Obra no país, que organizam a distribuição de trabalhadores avulsos nos portos. A MP 595 abre espaço para a implantação de portos privados, que poderão contratar trabalhadores pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e não pelos órgãos gestor. Os sindicatos são contra e alegam que o modelo pode gerar salários mais baixos e causar prejuízos para o sistema público.

Ontem (11), a vigência da MP 595 foi prorrogada por 60 dias. A previsão era de que o relatório fosse apresentado no dia 3 de abril na comissão mista que analisa a matéria, para ser votado até o dia 10 de abril. A comissão promoveu hoje (12) uma audiência pública para discutir a MP com representantes das empresas portuárias, usuários e especialistas. Dia 20 será a vez de o governo federal ser ouvido. Os trabalhadores participaram da audiência no dia 5 de março.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário