one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ocupação começou na última segunda-feira (8) por volta das 19h.

Imagem:

Compartilhar:

MPF quer que Justiça multe a Norte Energia por descumprimento de acordo com índios

Criado em 22/03/13 11h46 e atualizado em 22/03/13 12h01
Por Alex Rodrigues Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Belo Monte
Indígenas em ocupação de Belo Monte em 2012 (Elza Fiúza/ABr)

Brasília – O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) pediu à Justiça Federal a aplicação imediata de multa de R$ 500 mil por dia contra a empresa Norte Energia. O órgão alega que a empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, descumpriu acordo assinado com a comunidade indígena, em outubro de 2012, para garantir a desocupação de um, dos três canteiros de obra.

O pedido foi feito ontem (21), dia em que um grupo de índios, colonos e ribeirinhos voltou a ocupar o canteiro de obras conhecido como Sítio Pimental, a 70 quilômetros da cidade de Altamira (PA), onde trabalham cerca de 4,5 mil funcionários diretos e terceirizados. A ocupação, que começou por volta das 16h desta quinta-feira, terminou as 20h, após os manifestantes se reunirem com diretores da empresa que prestaram uma série de esclarecimentos.

De acordo com o Ministério Público, em 2012 a Norte Energia solicitou a reintegração de posse da área, mas a Justiça Federal optou por mediar uma solução negociada. A empresa se comprometeu a atender uma série de reivindicações dos indígenas. A maioria delas, no entanto, ainda não foi atendida, garante o MPF.

Em fevereiro deste ano, após ser acionada pelos procuradores da República, a Justiça determinou que a empresa seria obrigada a pagar meio milhão de reais por dia caso não comprovasse ter cumprido os termos do acordo.

Para o MPF, o valor da multa é razoável e deve ser aplicado imediatamente, já que as obrigações faziam parte da licença que a empresa recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em junho de 2011. Além disso, a empresa recebeu mais de R$ 20 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o empreendimento.

Procurada pela Agência Brasil, a Norte Energia informou, por meio de sua assessoria, que ainda não foi oficialmente notificada sobre o pedido do MPF e que, portanto, não iria se manifestar sobre a iniciativa.

A ocupação desta quinta-feira foi a segunda em pouco mais de dois meses. A anterior, também no Sítio Pimental, ocorreu no início de janeiro deste ano. Segundo o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), o protesto de ontem reuniu cerca de 60 pessoas, sendo apenas dez indígenas. Já a organização não governamental (ONG) Movimento Xingu Vivo para Sempre garante que ao menos 150 pessoas participaram do protesto, incluindo índios de quatro etnias (Juruna, Xypaia, Kuruaia e Canela).

Segundo a ONG, as famílias indígenas da comunidade do Jericoá dizem nunca ter recebido nenhum atendimento por parte da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Norte Energia. Alegam também que não conseguem mais pescar, não têm acesso a água potável, não têm recebido as compensações devidas pela empresa e que o sistema de transposição montado no Rio Xingu, próximo à aldeia, inviabilizou a navegação com as tradicionais embarcações indígenas, colocando em risco a segurança da comunidade.

Os ribeirinhos e colonos que vivem próximo às obras da futura usina cobram, de acordo com a Xingu Vivo, uma definição sobre a situação de suas terras e o fornecimento de energia elétrica.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário