one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O interessado deve comparecer ao cartório eleitoral com a carteira de identidade oficial com foto e uma cópia

Imagem:

Compartilhar:

Mutirão emite documentos de graça no Distrito Federal

Criado em 25/03/13 17h25 e atualizado em 25/03/13 17h31
Por Agência Brasil Edição:Beto Coura

Brasília – Documentos civis, como carteiras de identidade e de trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidões de casamento e de nascimento, podem ser feitos gratuitamente, até quinta-feira (28), no mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, próximo ao Lago Oeste, a cerca de 30 quilômetros de Brasília. Apesar de o mutirão ser direcionado às trabalhadoras rurais, homens e residentes em áreas urbanas também serão atendidos.

Neste ano, os mutirões chegam a 30, com a emissão de 9,1 mil documentos, a 4,1 mil mulheres, em 23 municípios. De acordo com o cronograma do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os próximos municípios do Centro-Oeste a serem atendidos são Flores de Goiás (de 8 a 17 de abril), Colinas do Sul, Alto Paraíso e São João D'Aliança (de 2 a 11 de maio), além de Nova Roma e Iaciara (de 27 de maio a 5 de junho) - todos no estado de Goiás.

Os locais de atendimento variam de acordo com os municípios, pois os beneficiados estão em área rural. Segundo o MDA, as áreas de atendimento são escolhidas de acordo com avaliação sobre quais são os locais de mais fácil acesso à  população, feita pelas superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e pelas delegacias do ministério.

De acordo com a Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, que promove os mutirões, 47,8% da população rural é composta por mulheres – número não confirmado se forem contados os documentos civis existentes. Segundo a diretoria, não há estimativa de quantas mulheres estão sem registro civil. Ssem a documentação, elas tornam-se invisíveis e não têm acesso a programas do governo.

Entre 2004, quando começaram os mutirões, e 2013, mais de 950 mil mulheres foram registradas pelo programa e cerca de 2 milhões de documentos, emitidos. No total, os mutirões chegaram a aproximadamente 4,1 mil municípios brasileiros. O objetivo é ultrapassar 1 milhão de atendimentos. O Nordeste é a região mais beneficiada pelos mutirões. Na região, foram realizados mais de 1,9 mil mutirões, que emitiram 920,6 mil documentos.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário