one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Roberto Gurgel PGR

Imagem:

Compartilhar:

Quatro candidatos disputam chefia do Ministério Público Federal

Criado em 15/03/13 21h00 e atualizado em 15/03/13 21h22
Por Débora Zampier Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Roberto Gurgel PGR
Roberto Gurgel PGR (José Cruz/ABr)

Brasília – Terminou hoje (15) o prazo para registro de integrantes do Ministério Público Federal (MPF) interessados em concorrer ao cargo de procurador-geral da República, que ficará vago em julho. Quatro procuradores se apresentaram à Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), responsável por organizar o processo seletivo.

O cargo de líder da Procuradoria-Geral da República é de livre nomeação da Presidência da República. No entanto, desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, adotou-se a tradição de preparar uma lista tríplice com os mais votados pelos profissionais da categoria, que vem sendo respeitada desde então.

Última a apresentar sua candidatura, a paranaense Ela Wiecko tem 64 anos e está no MPF desde 1975. Foi promovida a subprocuradora em 1992 e tem forte atuação na área de direitos humanos. Ela integrou a última lista tríplice, de 2011, mas foi vencida pelo atual procurador-geral, Roberto Gurgel, que foi reconduzido ao cargo para novo período de dois anos.

Também está na disputa a carioca Deborah Duprat, 53 anos. Ela atua no MPF desde 1987 e chegou ao cargo de subprocuradora em 2003. É vice-procuradora-geral desde 2009, substituindo Gurgel nas sessões do Supremo Tribunal Federal. É conhecida por seu trabalho na área de direito indígena.

Gaúcha, Sandra Cureau tem 66 anos, 37 dos quais a serviço do MPF. Tornou-se subprocuradora-geral da República em 1997. É vice-procuradora-geral eleitoral desde 2009, com atuação constante no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rodrigo Janot, 56 anos, é mineiro e ingressou no MPF em 1984, chegando ao cargo de subprocurador em 2003. Foi presidente da ANPR entre 1995 e 1997, cargo ocupado por Roberto Gurgel entre 1987 e 1989. Assim como Ela Wiecko, integrou a última lista tríplice de 2011.

As campanhas vão até o dia 12 de abril, com previsão de debates em Brasília (2 de abril) e em São Paulo (10 de abril). A votação para escolha da lista tríplice será em 17 de abril.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário