one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Movimento de fiéis no Morro da Capelinha, em Planaltina (DF), local da encenação da Via Sacra, que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. O espetáculo, o mais conhecido do Distrito Federal, completa 40 anos

Imagem:

Compartilhar:

Sacrifício, fé e devoção marcam sexta-feira santa no Morro da Capelinha

Criado em 29/03/13 14h44 e atualizado em 29/03/13 18h57
Por Karine Melo Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Brasília – Para agradecer, pedir ou relembrar o sofrimento de Cristo, a movimentação no Morro da Capelinha, em Planaltina, é intensa desde as primeiras horas da manhã. Há 40 anos, o local é palco da mais tradicional encenação da via sacra do Distrito Federal. A pé ou de joelhos, os fiéis sobem os 4,5 km do percurso em oração.

A massoterapeuta Valéria de Fátima Sousa, de 27 anos, cresceu indo ao local. “Hoje eu vim trazendo minha mãe. Ela tem um problemas nas pernas e há muitos anos ela não conseguia subir. Hoje ela achou que não ia aguentar, mas conseguiu fazer quase todo o caminho”, contou emocionada.

No fim do percurso, na parte mais da alta do Morro, está a pequena capela que dá nome ao local. Lá, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida também recebe homenagens e velas que simbolizam a fé e a devoção dos fiéis.

A auxiliar de limpeza, Vânia Conceição da Silva, de 33 anos, é uma das que levantou cedo para mostrar toda a fé que tem. Ela contou à Agência Brasil que há quatro anos sobe o morro de joelhos em agradecimento a uma graça alcançada. “Ano que vem será o último que vou subir desse jeito. Vale muito a pena”.

O vendedor Luciano Rocha de Oliveira, de 34 anos, levou a família toda. “É muito bom vir aqui. A gente relembra o sofrimento de Jesus e traz as crianças para ver como foi. Acho que as pessoas estão precisando ser mais humildes e buscar mais a Deus”, observou.

A encenação em Planaltina começa às 16h e promete emocionar um público estimado em 200 mil fiéis. Cerca de 1.400 pessoas entre atores, figurantes e voluntários participam da montagem do espetáculo.

 

Edição: Denise Griesinger


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário