one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para a ministra Martha Suplicy, vale-cultura terá efeito semelhante ao Bolsa Família

Imagem:

Compartilhar:

Secretária-executiva da Biblioteca Nacional assume presidência interina da fundação

Criado em 27/03/13 15h32 e atualizado em 27/03/13 15h47
Por Paulo Virgilio Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Marta Suplicy
Ministra Martha Suplicy exonerou presidente da Fundação Biblioteca Nacional ontem, durante despacho.(Elza Fiúza/Abr)

Rio de Janeiro – O Ministério da Cultura (MinC) ainda não confirmou oficialmente a nomeação do cientista político e professor Renato Lessa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), para o cargo de presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), em substituição a Galeno Amorim, exonerado ontem (26) pela ministra Martha Suplicy. Até a posse do novo presidente, quem assume a presidência da fundação é a diretora-executiva, Maristela Rangel Pinto.

A saída de Galeno Amorim foi decidida durante despacho que o então presidente da FBN manteve ontem com a ministra Suplicy, em Brasília. Durante a reunião, Amorim fez um relato dos problemas enfrentados em sua gestão e da série de projetos por ele chamada de “Biblioteca + 200”. Esses projetos envolvem a modernização e restruturação dos dois prédios da FBN - a sede histórica da Cinelândia, no Centro do Rio, e o novo edifício, localizado na zona portuária da cidade.

Nos dois prédios, estão armazenados os cerca de 9 milhões de livros, jornais, gravuras, mapas e outras peças que fazem da Biblioteca Nacional a maior da América Latina e a sétima do mundo. No cargo há pouco mais de 2 anos, nomeado pela então ministra da Cultura Ana de Hollanda, Galeno Amorim enfrentou em sua gestão diversos problemas estruturais que afetaram o funcionamento e o acervo da biblioteca, como vazamento de água e pane nos aparelhos de ar condicionado.

Em janeiro deste ano, a FBN firmou um contrato com a Fundação Getulio Vargas (FGV), no valor de R$ 6,87 milhões, para a elaboração de um programa de modernização da infraestrutura e da gestão da instituição.


Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário