one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - Trabalhadores das multinacionais Shell do Brasil (atualmente Raízen) e Basf S/A aguardam em frente o Tribunal Superior do Trabalho (TST) audiência de conciliação entre o Ministério Público do Trabalho e as empresas.

Imagem:

Compartilhar:

Audiência final vai oficializar acordo para indenização de trabalhadores contaminados

Criado em 05/04/13 16h11 e atualizado em 05/04/13 16h29
Por Carolina Sarres* Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Trabalhadores das multinacionais Shell do Brasil e Basf S/A aguardam em frente o TST audiência de conciliação
Audiência final entre trabalhadores e empresas será na próxima segunda, dia 8 (Antonio Cruz/ABr)

Brasília – A oficialização do acordo entre as empresas BASF S/A e Raizen Combustíveis (antiga Shell) e os trabalhadores contaminados por substâncias químicas, em Paulínia (SP), está marcada para a próxima segunda-feira (8), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Em reuniões e audiências anteriores, as partes concordaram com o pagamento de indenização de R$ 200 milhões por danos morais coletivos, de indenizações individuais proporcionais ao tempo de serviço e de plano de saúde a todos os ex-funcionários e dependentes.

Leia também:

Ex-trabalhadores aceitam acordo com Shell e Basf

Deverão participar da audiência final de conciliação os representantes dos trabalhadores, contaminados entre as décadas de 1970 e 1980; das empresas; do sindicato dos Químicos Unificados; da Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas (Atesq); o presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula; e a ministra relatora do processo, Delaíde Alves Miranda Arantes.

A antiga fábrica de Paulínia, produtora de agrotóxicos, ficou em atividade entre 1974 e 2002. A indústria contaminou o solo e as águas subterrâneas da região com produtos químicos como os pesticidas clorados Aldrin, Endrin e Dieldrin, compostos por substâncias cancerígenas. No total, 1.068 pessoas, entre ex-trabalhadores e dependentes, fizeram parte do processo em que as empresas foram condenadas por exposição aos componentes tóxicos.

* Colaborou Bruno Bocchini  //  Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário