one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Haitianos que se encontram em situação precária serão transferidos para um antigo clube da cidade, o Esporte Clube de Brasilieia. O espaço está vazio e será limpo e adaptado para abrigar cerca de 200 imigrantes

Imagem:

Compartilhar:

Autoridades do Acre aguardam Cardozo para discutir situação de haitianos

Criado em 18/04/13 12h37 e atualizado em 18/04/13 12h50
Por Marcos Chagas Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Imigrantes hatianos vivem em condições precárias em Brasileia (AC)
Dos 1,4 mil haitianos que estavam até a semana passada em Brasileia e Epitaciolândia, permanecem nas cidades, no máximo, mil imigrantes(Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é esperado hoje (18), em Brasileia (AC), para visitar o abrigo onde estão os haitianos que entraram ilegalmente pela fronteira. Com a chegada prevista para as 14h (15h em Brasília), Cardozo se reunirá rapidamente com representantes da força-tarefa enviada ao estado para ajudar o governo acriano na regularização desses imigrantes, nas ações de saúde e na inserção dos haitianos no mercado de trabalho.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, que participará da reunião, destacou que desde o envio, pelo governo federal, da força-tarefa ao estado as condições de atendimento aos imigrantes tem retornado à normalidade.

Dos 1,4 mil haitianos que estavam até a semana passada em Brasileia e Epitaciolândia, que fazem fronteira com a Bolívia, permanecem nas cidades, no máximo, mil imigrantes. Com a intermediação do Ministério do Trabalho, empresários voltaram a contratar a mão de obra haitiana, especialmente para trabalhar na construção civil e abatedouros.

Nilson Mourão considerou positiva a ação do Ministério de Relações Exteriores em contatar autoridades da Bolívia, do Peru e Equador, para analisar medidas de controle migratório. “Nos próximos 20 dias saberemos se a entrada ilegal pela fronteira se estabilizou ou se continuamos enxugando gelo”, disse.

Ele acrescentou que, passada a atuação da força-tarefa do governo federal, a pretensão é desenvolver uma política de controle de fronteira. Ele ressaltou que o desafio é reduzir a influência dos coiotes (agenciadores de imigrantes ilegais).

O representante do governo do Acre em Brasileia, Damião Borges, informou que hoje devem deixar o estado 60 haitianos que trabalharão em um abatedouro de suínos, em Mato Grosso. Ele disse, no entanto, que a entrada de imigrantes ilegais no Acre pelas fronteiras com o Peru e a Bolívia permanece entre 30 a 50 pessoas por dia. Entre esses imigrantes também tem chegado à cidade pessoas do Senegal, da República Dominicana, de Bangladesh e da Nigéria.

O ministro da Justiça disse na semana passada que, concluída essa primeira etapa de apoio ao governo do estado, serão implementadas ações para tratar especificamente de inibir a ação de coiotes no Acre. “Temos clareza da necessidade de intensificar as ações de combate aos coiotes”, disse Cardozo.

Esta semana, após um encontro com o governador Tião Viana, o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, ressaltou que o Itamaraty se dispõe a colaborar nos contatos com os três países para buscar soluções negociadas sobre as áreas fronteiriças.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário