one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Teatro São Pedro vai formar novos cantores de ópera

Imagem:

Compartilhar:

Campanha orienta população do Rio sobre cuidados com a voz

Criado em 16/04/13 13h27 e atualizado em 16/04/13 13h56
Por Agência Brasil Edição:Tereza Barbosa

Rio de Janeiro – Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, o Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro promove de hoje (16) a sexta-feira (20) a nona edição de uma campanha para levar orientação gratuita à população para prevenir problemas vocais. A ação ocorre em 17 municípios fluminenses.

Com o lema “Dê um abraço sonoro com sua voz”, a campanha é feita das 9h às 15h, nas estações do metrô Carioca, no Centro, e Siqueira Campos, na zona sul, onde é grande a movimentação de pessoas. Fonoaudiólogos distribuem folhetos com informações sobre os cuidados com a voz e tiram dúvidas relacionadas ao assunto.

Veja reportagem da TV Brasil sobre ações da campanha que também acontece em São Paulo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

De acordo com a vice-presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Mônica Karl, as alterações vocais podem significar até problemas de saúde, como o câncer de laringe. Ela esclareceu alguns cuidados que devem ser tomados para evitar que esses problemas surjam.

“A importância da voz em nossa vida é fundamental. Devemos cuidar dela nos hidratando, tomando pequenos goles de água durante todo o dia, evitar falar em ambientes muito ruidosos, porque [naturalmente] aumentamos o volume da voz, o que causa uma sobrecarga e lesões na prega [corda] vocal, causando nódulos ou edemas”.

Mônica destacou que qualquer distúrbio na voz que se transforme em uma rouquidão pode evoluir para uma série de problemas, como o câncer de laringe ou outras patologias. Segundo ela, as pessoas que correm o maior risco de ter problemas nas cordas vocais são as que usam a voz profissionalmente, como atores, cantores, entre outros.

O universitário Adriano Cardoso, de 21 anos, falou sobre a importância da campanha. “É a primeira vez que eu vejo algo a respeito da voz. Eu não sabia que simples alterações na voz poderiam causar tantos problemas. Realmente algumas coisas que eu não via a necessidade de me preocupar, precisam de um cuidado melhor”.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário