one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


usina Santo Antônio Rondônia

Imagem:

Compartilhar:

Consórcio quer aumentar em 17% o volume do reservatório da Usina Santo Antônio

Criado em 02/04/13 18h03 e atualizado em 02/04/13 18h21
Por Pedro Peduzzi Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

usina Santo Antônio Rondônia
Mudança no projeto original depende ainda de aprovação da Aneel(Divulgação)

Brasília – O consórcio responsável pela Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no Rio Madeira, a sete quilômetros de Porto Velho, no estado de Rondônia, está correndo contra o tempo para obter autorização para aumentar em cerca de 17% a área destinada ao reservatório do empreendimento e, dessa forma, agregar mais 207 megawatts (MW) médios à potência instalada da usina (3.150 MW).

Isso seria possível caso a cota do reservatório aumentasse 80 centímetros, passando dos atuais 70,5 metros para 71,3 metros – o que, segundo o consórcio, viabilizaria a inclusão de mais seis turbinas às 44 previstas no projeto.

A mudança no projeto original depende ainda da aprovação, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Projeto Básico Complementar Alternativo. Além disso, aguarda licença a ser emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“O Ibama já se manifestou positivamente em relação à proposta, mas alega que precisa ver o projeto aprovado pela Aneel [para dar a palavra final]. Já a Aneel diz que, para aprovar o projeto, precisa da licença emitida pelo Ibama. Apesar disso, acreditamos que eles estão próximos de apresentar uma decisão para o caso”, disse hoje (2) o presidente da Santo Antônio Energia, Eduardo de Melo Pinto.

Ele, no entanto, acrescenta que, havendo demora, a expansão do projeto poderá ficar comprometida. “Caso essa decisão não seja anunciada até o início do segundo semestre, há o risco de a ampliação ficar inviabilizada”, disse Eduardo Pinto.

Consultada pela Agência Brasil, a Aneel disse que o diretor-geral interino, Romeu Rufino, está a par de que a decisão precisa ser tomada rapidamente, mas ainda não há previsão de quando ela ocorrerá. Segundo a agência reguladora, o que se aguarda é o entendimento entre as duas usinas que seriam afetadas pelo aumento da cota dos reservatórios [Santo Antônio e Jirau]. Não havendo acordo, a Aneel decidirá sozinha a questão.

Entre os pontos que estão sendo analisados pela agência para a tomada de decisão, está a possibilidade de a mudança no projeto representar uma quebra de contrato, o que inviabilizaria sua aprovação.

A Usina Hidrelétrica Jirau já tem garantido um ganho de 57 MW além da capacidade instalada total prevista (3.750 MW), apenas com a instalação de mais turbinas, sem a necessidade de aumentar os reservatórios. Nas reuniões com a Santo Antônio Energia, Jirau tem se manifestado de forma contrária às mudanças, segundo Eduardo Pinto. Para viabilizar o acréscimo ao projeto, será necessário um investimento adicional de R$1,2 bilhão. Parte desse valor seria obtido no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário