one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A gestão de José Marin pode durar até 2015

Imagem:

Compartilhar:

Deputados e filho de Herzog pedem saída de presidente da CBF por envolvimento com a ditadura

Criado em 01/04/13 23h51 e atualizado em 02/04/13 09h11
Por Akemi Nitahara Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

José Maria Marin, presidente da CBF
A gestão de José Marin pode durar até 2015 (Rafael Ribeiro / CBF)

Rio de Janeiro – Os deputados federais Romário (PSB-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e o engenheiro Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, entregaram hoje (1º), na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), uma petição com quase 53 mil assinaturas e que foi aberta no dia 18 de fevereiro. O pedido é para que o presidente da instituição, José Maria Marin, deixe o comando da CBF devido ao seu envolvimento com o regime militar.

Herzog disse que não havia ninguém da diretoria da CBF para receber a documentação, que foi entregue no protocolo e direcionada também para as 27 federações estaduais e para os 20 clubes de futebol que compõem o colégio eleitoral da CBF.

“Entregamos cópia da petição, com mais de 53 mil assinaturas, cópia dos discursos do Marin na época, em 1974 e outro em 1976, um contra o meu pai e outro quando ele faz os elogios ao [delegado] Sérgio Fleury. Então, todas as federações estaduais e todos os clubes de futebol sabem agora quem é José Maria Marin. Cabe a eles se manifestarem contra, ou, se ficarem calados, é um sinal de conivência”, disse Herzog.

De acordo com o engenheiro, o objetivo é fazer com que os times se posicionem quanto à liderança que querem na Copa do Mundo de 2014. Para Herzog, a falta de um diretor para recebê-los foi, no mínimo, falta de cavalheirismo, além de um ato antidemocrático. Ele se diz disposto a conversar, pois suas alegações são contestadas por Marin.

“Eu quero perguntar qual foi o papel verdadeiro do José Maria Marin naquele tempo. Pelas informações que a gente tem, foi o pior dos papéis que ele poderia desempenhar, sendo não só conivente como incentivando a violência do Estado e elogiando os executores”.

O deputado Romário diz que existe o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara para investigar a CBF. “Pelo momento do Brasil, principalmente pelos grandes eventos que vem pela frente, como Copa das Confederações e Copa do Mundo, eu acredito que seja de suma importância a abertura dessa CPI, para que o Brasil realmente tenha noção, antes de começar esses grandes eventos, o que é a CBF, o que faz e o que vem fazendo essas pessoas que trabalham na confederação e principalmente no que se refere a essa administração nova”, disse o ex-jogador.

De acordo com a deputada Jandira Feghali, os documentos reunidos pelo filho do Vladimir Herzog, jornalista que foi assassinado na prisão em 1975 nas dependências do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), órgão ligado ao Exército, devem ser levados para a Comissão Nacional da Verdade (CNV). “Eu acho que de imediato, esses documentos que o Ivo Herzog e que essas duas comissões [da Câmara], da Cultura e do Esporte, trazem à CBF podem ir para a Comissão Nacional da Verdade. Com a instalação da CPI, claro que isso seria mais desenvolvido, mas de imediato isso deveria ir para a Comissão da Verdade, na investigação dos crimes da ditadura, e envolver as pessoas que, direta ou indiretamente, se envolvem na prisão e nos crimes que foram cometidos pela ditadura”.

A CNV informa que só tomou conhecimento da discussão pela imprensa, mas que, se os deputados ou Ivo Herzog quiserem levar os documentos reunidos, o assunto pode ser investigado. No momento, não há investigação na comissão sobre o envolvimento de José Maria Marin com o regime militar.

A assessoria da CBF informou que a instituição não vai comentar o assunto, mas publicou, em seu site, no dia 13 de março, uma contestação às acusações. Em um dos trechos do texto diz que que se trata de “má-fé e irresponsabilidade de pseudojornalistas que lá, tal como agora, com característico ânimo criminoso, empenharam-se na desmoralização de pessoas de bem, para satisfazer maus instintos, entretendo-se em atirar, em quem os mira de cima, a lama em que chafurdam esses delinquentes”. Anteriormente, também havia sido publicado no site da instituição que o assunto dizia respeito apenas à pessoa de Marin, e não à CBF.

De acordo com Ivo Herzog, o fato da contestação ter sido publicada no site oficial da instituição, faz com que a CBF possa responder juridicamente pelo caso.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário