one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A mostra Primeiro de Maio, exposta no Memorial da América Latina, traz fotografias, desenhos, pinturas e intervenções que tratam do Dia Internacional do Trabalho

Imagem:

Compartilhar:

Como será comemorado o Dia do Trabalho no Brasil

Criado em 30/04/13 13h38 e atualizado em 30/04/13 17h42
Por Noelle Oliveira Fonte:Portal EBC

Confira a programação em diferentes estados do Brasil para o Dia do Trabalho, comemorado nesta quarta-feira (1º de maio). Clique nos pontos vermelhos do mapa abaixo para saber mais:*

Salvador
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) promove ato político e apresentações culturais no Pelourinho, em Salvador. As atrações terão início às 14h, com apresentações musicais no Terreiro de Jesus. A Praça Quincas Berro D`água será destinada a uma praça de alimentação e comercialização de produtos da economia solidária. A central Conlutas organiza, às 17h, em unidade com a Intersindical, panfletagem na Praça da Piedade e coleta de assinaturas contra a Reforma da Previdência.

Fortaleza
Em Fortaleza, a CUT irá entregar à Federação dos Trabalhadores do Ceará doações de água potável. Também ocorrerão movimentos no interior do estado. Organizados pela central Conlutas, os trabalhadores da construção civil prometem se preparar para  greve geral convocada para o dia 2 de maio.

Curitiba
A programação, organizada pela Força Sindical do Paraná, está prevista para começar ao meio-dia, com a missa do trabalhador. Na sequência haverá sorteios de prêmios. Durante a tarde,  shows e ações gratuitas de cidadania para o público. A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) reúne, a partir das 9 horas, no Largo da Ordem, no centro de Curitiba, entidades ligadas ao movimento e a CUT para protestar. Estão previstas, ainda, apresentações culturais.

Vitória
A programação da CUT vai das 9h às 16h, partindo da Praça dos Namorados – na Praia do Canto, em Vitória, e inclui apresentações musicais.

Goiânia
Na Avenida Independência, no Centro, a partir das 9 horas, a CUT promove ações sindicais e de cidadania, além de shows com artistas nacionais.

Manaus
As centrais sindicais NCST-AM/RR, UGT-AM e Força Sindical homenageiam os trabalhadores,  das 8h às 17h, na praia da Ponta Negra. Pela manhã, esportes  e lazer  estão entre as atividades. Durante a tarde, serão realizadas apresentações de shows, com bandas locais e sorteios de prêmios.

Belo Horizonte
Os trabalhadores aproveitam a data para lembrar episódios como o Massacre de Ipatinga, a Chacina de Unaí e o Massacre de Felisburgo. A partir das 8h, a CUT promove movimento na Praça da Cemig, em Contagem.

Belém
Concentração da CUT, a partir das 8h, na Praça do Operário de São Brás, caminhada e Ato Político, na Praça da República.

Teresina
Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional do Trabalho, na Câmara de Vereadores de Teresina, às 9h.

Porto Alegre
As atividades da Força Sindical começam na procissão de Nossa Senhora do Trabalho. Às 14h, ato-show na praça México, no Jardim Leopoldina. Das 9h às 17h, a CUT-RS promove  um conjunto de atividades no Parque Mascarenhas de Moraes, no bairro Humaitá, em Porto Alegre, onde está programada a orientação aos trabalhadores sobre assuntos gerais, além de atrações culturais.

Rio de Janeiro
A Central Sindical e Popular Conlutas promove ato, às 10h, na Praça Afonso Pena. Haverá uma passeata até o Maracanã.

São Paulo
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), que reúne cerca de 2 milhões de filiados no estado, planeja para o próximo dia 1º uma festa no Vale do Anhangabaú, que contará com celebração ecumênica, atos políticos e shows musicais. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), são esperadas 30 mil pessoas no evento.
Na praça Campo de Bagatelle, no bairro Santana, zona norte, as organizações Força Sindical, Central dos Trabalhadores do Brasil, União Geral de Trabalhadores e Nova Central Sindical de Trabalhadores fazem um ato unificado. Sorteio de prêmios, shows e discursos de lideranças políticas fazem parte da programação, que começará às 9h. A CET estima um público de 300 mil pessoas. A Central Sindical e Popular Conlutas e a Intersindical esperam reunir cerca de mil trabalhadores na Praça da Sé, no centro da capital. Na pauta do movimento, dois pontos foram destacados pela organização: a anulação da reforma da previdência social de 2003 e a luta contra a flexibilização dos direitos trabalhistas.

Aracaju
Um total de 88 sindicatos filiados à CUT movimentam os Arcos da Orla de Atalaia, em Aracaju, a partir das 8h30. Em seguida, haverá encenação teatral e apresentação musical.

* Com informações das centrais sindicais

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário