one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de 200 haitianos aguardam visto provisório para trabalhar no país. Eles vivem em condições precárias, e se alimentam de doações

Imagem:

Compartilhar:

Governador do Acre pede levantamento sobre imigração ilegal de haitianos

Criado em 05/04/13 20h14 e atualizado em 05/04/13 20h34
Por Marcos Chagas Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Brasília – O governador do Acre, Tião Viana, determinou hoje (5) que seu secretariado verifique de perto a situação dos imigrantes ilegais haitianos, que voltaram a entrar em massa no estado pelas cidades fronteiriças do Alto Acre: Brasileia, Assis Brasil e Epitaciolândia. Por dia, entram no Brasil pela cidade de Brasileia 50 haitianos.

Foram enviados para a região os secretários de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, de Segurança Pública, Ilgo Rene Graebner, e de Desenvolvimento Social, Antônio Torres.

Segundo a assessoria do governador, ontem e hoje entraram pela região de fronteira entre Iñapari, no Peru, e Assis Brasil pelo menos 210 haitianos. No ano passado, essa era a principal porta de entrada dos imigrantes ilegais no estado, mas foi fechada por ações da Polícia Federal e soldados da Força Nacional.

Pelo último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Assis Brasil tem 6.072 habitantes e a infraestrutura urbana é precária. Conforme relato da assessoria do governador, a praça da cidade está superlotada de haitianos.

Hoje o governador Tião Viana visitou a região e viu de perto a situação dos imigrantes haitianos. O assunto não estava na pauta, mas, diante da gravidade do que viu, o governador determinou que os secretários façam um levantamento da situação dos imigrantes ilegais no Alto Acre.

A ação de traficantes de haitianos no Acre já foi comprovada. Por isso, a questão agora deixa de ser meramente de ajuda humanitária. O governo do estado reconhece que, sozinho, não tem recursos suficientes para bancar a alimentação dos haitianos que já estão nessas três cidades do Alto Acre. Desde o ano passado, o governo federal desenvolve ações de apoio ao estado, repassando recursos e alimentos. Além disso, os ministérios da Justiça e do Trabalho procuram liberar o mais rápido possível o visto provisório e a carteira profissional para os haitianos que queiram permanecer no Brasil.

O secretário Nilson Mourão informou à Agência Brasil que a concessão de vistos caiu para dez por dia. Segundo ele, com o pouco efetivo de que dispõe, a Polícia Federal não tem como conciliar a vigilância de fronteira com o trabalho de legalização dos haitianos.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário