one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o cacique Raoni em cerimônia que cria o Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas

Imagem:

Compartilhar:

Governo anuncia criação de comitê para coordenar política de proteção aos territórios indígenas

Criado em 19/04/13 18h59 e atualizado em 19/04/13 19h35
Por Alex Rodrigues Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

 

Governo cria Comitê Gestor da Política de Terras Indígenas
Brasília - Os ministros Maria do Rosário (Direitos Humanos), José Eduardo Cardozo (Justiça), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), a presidenta da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Azevedo, e o cacique Raoni participam da cerimônia que cria o Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (Elza Fiúza/ABr)

Brasília – Dez meses após publicar o decreto que institui a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas, o governo federal anunciou hoje (19), Dia Nacional do Índio, a criação do comitê responsável por coordenar e monitorar as ações necessárias para garantir a melhoria da qualidade de vida e as condições plenas de reprodução física e cultural dos povos indígenas. O Ministério do Meio Ambiente também anunciou a liberação de R$ 4 milhões para a elaboração, por meio de editais públicos, de dez planos de gestão ambiental de terras indígenas.

Publicado em 5 de junho de 2012 pela Casa Civil, o Decreto 7.747 estabelece como objetivo da  Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas garantir e promover a proteção, a recuperação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das terras e territórios indígenas.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a política nacional estabelece mecanismos para que a área de proteção ambiental do governo federal e o Ministério da Justiça trabalhem conjuntamente, ao lado dos povos indígenas, para melhorar a proteção aos territórios indígenas.

“Estamos pondo em prática a política nacional e trabalhando, com isso, não apenas a questão da degradação, mas também de prevenção, com iniciativas que possam evitar que queimadas atinjam as terras indígenas”, disse a ministra durante a cerimônia, que teve as presenças do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; da presidenta da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Azevedo e com índios de várias etnias.

Um novo decreto conjunto dos ministérios da Justiça e do Meio Ambiente deve ser publicado nos próximos dias detalhando a estrutura, a composição e o funcionamento do comitê gestor. Além de representantes do governo federal, o comitê deverá ter a participação de representantes indicados pelos povos indígenas.

O nome dos representantes indígenas, contudo, ainda não foi apresentado, embora a ministra do Meio Ambiente informou que as organizações indígenas com assento no comitê já estejam selecionadas. “Eles já estão trabalhando. Já tem um grupo...há associações indígenas já nomeadas. Eu e o ministro da Justiça assinamos um ato nomeando as associações participantes. Esse diálogo existe há um ano”.

 

Governo cria Comitê Gestor da Política de Terras Indígenas
Brasília - O cacique Raoni participa da cerimônia que cria o Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (Elza Fiúza/ABr)

Durante a cerimônia, a Agência Brasil conversou com várias das lideranças indígenas presentes no local, como os caciques caiapó Raoni Metuktire, xavante Damião Paridzane e munduruku Natanael Munduruku e todos disseram que não participaram de nenhuma discussão a respeito do comitê e nem indicaram os nomes de seus representantes.

Todos disseram ter aproveitado o convite para participar da cerimônia e exigir respeito aos direitos indígenas, celeridade na demarcação de novos territórios e, principalmente, para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215. A proposta tramita na Câmara dos Deputados e, se aprovada, irá transferir do Poder Executivo para o Congresso Nacional a palavra final sobre a demarcação e a homologação de terras indígenas e quilombolas.

A reportagem solicitou às assessorias dos ministérios da Justiça e do Meio Ambiente cópia ou informações a respeito das entidades indígenas que participaram das discussões iniciais, mas, até o momento, não recebeu resposta.

Mesmo sem os representantes indígenas no comitê, o Ministério do Meio Ambiente anunciou a liberação de R$ 4 milhões para a elaboração, por meio de editais públicos, de dez planos de gestão ambiental de terras indígenas. Segundo a ministra Izabella Teixeira, vão ser as próprias comunidades indígenas, com o Ministério do Meio Ambiente e com a Funai, que vão escolher as áreas contempladas. A intenção da ministra é publicar o primeiro edital em, no máximo, uma semana.

“Cada terra indígena selecionada vai elaborar seu plano de gestão territorial, [apontando] os requisitos necessários para a consolidação dessas áreas. Vamos identificar as áreas e buscar recursos para viabilizar tudo isso. E vamos também buscar, para o ano que vem, orçamentos para mais dez ou 20 planos de gestão”, disse a ministra do Meio Ambiente. 

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário