one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


São Paulo - Obras do Aeroporto Internacional de Guarulhos passam por vistoria

Imagem:

Compartilhar:

Ministro da Secretaria de Aviação Civil vistoria obras no aeroporto de Guarulhos

Criado em 30/04/13 14h54 e atualizado em 30/04/13 17h57
Por Fernanda Cruz Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

São Paulo – O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, vistoriou hoje (29) as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ele mostrou-se confiante em relação ao término das obras dentro do prazo. “Eu não tenho a menor dúvida de que a meta para 2014 será cumprida”, declarou o ministro após conhecer o novo edifício-garagem, que está praticamente pronto e será entregue em maio.

Moreira Franco checou também o andamento das obras do novo terminal de passageiros, o terminal 3, que deve começar a operar em maio de 2014. Pelo contrato de concessão firmado em junho do ano passado, o edifício-garagem e o terminal 3 deverão estar operando até a Copa do Mundo. Além dessas obras, também devem estar concluídas até a Copa, melhorias na pista, no pátio e nos terminais 1 e 2 do aeroporto.

“Após a Copa do Mundo, os terminais 1 e 2 também vão passar por uma grande reforma até a Olimpíada”, disse Antônio Miguel Marques, presidente do consórcio GRU Airport, que administra o aeroporto.

O ministro informou que pretende montar na SAC um grupo de acompanhamento de obras. “Para que nós possamos não só obter as informações que vêm dos consórcios e das empreiteiras, como as informações da Infraero, para que esses contratos sejam rigorosamente cumpridos”, declarou.

Segundo Moreira Franco, a maior preocupação, no momento, é o cumprimento do cronograma nos aeroportos do país. “Estamos sendo pressionados não só pelos grande eventos, mas sobretudo, pelo aumento da quantidade de usuários do sistema aeroportuário brasileiro”, disse.

O presidente do consórcio GRU Airport garantiu que, no aeroporto de Guarulhos, a ampliação será executada dentro do prazo. “As obras do terminal de passageiros 3 estão rigorosamente em dia e vamos entregar a tempo”, disse. Com a conclusão do terminal, a expectativa é de que o aeroporto passe a receber 12,5 milhões de passageiros a mais por ano.

Atualmente, os terminais em funcionamento 1, 2 e 4 atendem 35 milhões de passageiros por ano. Segundo Antônio Miguel Marques, entre a Copa do Mundo e a Olimpíada, o terminal 3 vai ser duplicado, elevando a capacidade do aeroporto para 60 milhões de passageiros ao ano.

O presidente do consórcio falou também sobre o programa de ampliação do monitoramento eletrônico no aeroporto. Segundo ele, em 4 anos, o número de câmeras de segurança espalhadas pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos deve subir de 2 mil, para 6 mil. “Vamos chegar a um nível de monitoramento de quase 100% do sítio aeroportuário, com a introdução de uma camada de inteligência nessas câmeras”.

Antônio Miguel Marques explica que esse sistema será capaz de identificar situações de insegurança. “Um exemplo: alguém deixou uma mala abandonada num determinado corredor do aeroporto. A câmera estará programada para, se não tiver movimento na mala em alguns segundos, aquela imagem subir imediatamente para o centro de monitoramento e enviar um alerta”, disse.

Edição: Denise Griesinger

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário