one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jardim Botânico (Rio de Janeiro)

Imagem:

Compartilhar:

Moradores ameçados de remoção de terreno do Jadim do Botânico do Rio fazem manifestação

Criado em 01/04/13 23h39 e atualizado em 01/04/13 23h47
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - O coordenador da Subprocuradoria de Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP/RJ), Márcio Mothé, recebeu hoje (1º) representantes dos moradores de uma áreao do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, conhecida como Horto. Eles fizeram uma manifestação em frente à sede do (MP/RJ), no centro da capital fluminense.

De acordo com a presidenta da Associação de Moradores e Amigos do Horto, Emília Maria de Souza, Márcio Mothé se comprometeu a ajudar os moradores ameaçados de remoção. "Ele disse que vai intervir e nós vamos entregar uma cópia do processo e todos os documentos que nossos advogados entregaram na petição para a suspensão da decisão da Justiça de remover os moradores", explicou.

Emília disse, ainda, que o coordenador prometeu estar presente na próxima quarta-feira (3), prazo dado pela Justiça Federal para a retirada das famílias, conforme determinou o desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, da 23ª Vara Federal.

Por meio de nota, o MP/RJ confirmou o encontro entre os moradores e Márcio Mothé. A nota informa, ainda, que o coordenador disse ao grupo que o MP/RJ não tem atribuição para atuar no caso. Mas que o subprocurador-geral de Direitos Humanos e Terceiro Setor, Ertulei Laureano Matos, encaminhará oficio às autoridades policiais recomendando que não haja violência na remoção das famílias na área do Horto, no Jardim Botânico.

De acordo com a Justiça Federal, Delton Luiz dos Santos, de 71 anos, que mora na Rua Pacheco Leão, 1.235, casa 108, em um terreno do Jardim Botânico, tem que deixar a casa onde vive desde que nasceu. No mesmo terreno moram Max e Leila, filhos do ex-funcionário do Jardim Botânico, em outras duas casas.

Segundo a presidenta da associação, é a segunda vez que Delton está sob ameaça de deixar a casa. Em 2005, ele passou por processo semelhante, mas, depois de intervenção da Subprocuradoria de Direitos Humanos e Terceiro Setor do MP/RJ, a Justiça Federal mudou a decisão e permitiu que ele permanecesse vivendo no local. "Da outra vez ele passou mal e teve um infarte. Querem que ele tenha outro?, perguntou Max Luiz dos Santos, filho do ex-funcionário do Jardim Botânico.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário