one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro Pepe Vargas

Imagem:

Compartilhar:

Pepe Vargas diz que agência nacional de assistência técnica rural será criada

Criado em 24/04/13 13h48 e atualizado em 24/04/13 14h04
Por Danilo Macedo Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Pepe Vargas
Ministro Pepe Vargas (Elza Fiúza/ABr)

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse que o Plano Safra 2013/2014, da agricultura familiar, deve ser lançado pelo governo na mesma época, e que entre as novidades estará a criação de uma agência nacional de assistência técnica rural, pedida pela presidenta Dilma Rousseff no lançamento do último plano, no meio do ano passado. Segundo o ministro, o governo federal destinou R$ 800 milhões para a assistência técnica rural este ano, mas a agência deve qualificar essa política.

O ministro e a presidenta receberam hoje (24) da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) a pauta de reivindicações do 19º Grito da Terra, que este ano ocorrerá nos dias 21 e 22 de maio e trará a assistência técnica como um dos pontos prioritários.

“Nosso objetivo é aproximar o que tem de pesquisa agropecuária desenvolvida no Brasil, seja na Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], seja nas organizações estaduais de pesquisa agropecuária, seja nas universidades, para o médio produtor, aqueles que ainda não têm acesso a tecnologias”, disse Pepe Vargas. Segundo ele, a proposta será submetida à presidenta Dilma nos próximos dias. Ele ressaltou que a agência deve incrementar a assistência técnica no país.

Atualmente, o serviço é prestado principalmente pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) nos estados. Por isso, organizações de produtores rurais reclamam que os investimentos nesses institutos é muito dependente da boa vontade do governo local, gerando disparidade entre o serviço prestado a pequenos agricultores de diferentes estados.

Quando pediu a criação da agência, a presidenta Dilma disse que há certa fragilidade na área, e o governo estava construindo uma política. “Estamos pensando na criação de uma agência capaz de providenciar e disseminar as melhores práticas a partir de protocolos e pacotes tecnológicos, criando e especializando um grupo de agentes públicos que terá ligação com os órgãos de extensão estaduais e cooperativas. Esse talvez seja um dos maiores desafios do meu governo”, disse, na ocasião do lançamento do Plano Safra 2012/2013, no fim de junho do ano passado.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário