one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Museu da República – O Museu conta com oficinas e visitas educativas. Um agradável parquinho no Jardim do Palácio do Catete faz a alegria dos pequenos. Para horários de visitação e preços, o telefone é (21) 3235 3693. Local: Rua do Catete 153

Imagem:

Compartilhar:

Roubo no Museu da República foi facilitado por falta de segurança, diz diretora

Criado em 04/04/13 17h00 e atualizado em 04/04/13 17h14
Por Vinícius Lisboa Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Palácio do Catete
Museu da República – O Museu conta com oficinas e visitas educativas. Um agradável parquinho no Jardim do Palácio do Catete faz a alegria dos pequenos. Para horários de visitação e preços, o telefone é (21) 3235 3693. Local: Rua do Catete 153 (Tiago Melo/CC)

Rio de Janeiro - O Museu da República, de onde foi roubada terça-feira (2) a pena de ouro que o ex-presidente Afonso Pena recebeu de presente do Exército, não dispõe de câmeras de segurança por falta de uma rede elétrica mais moderna, informou hoje (4) a diretora Magaly Cabral.

Segundo a dirigente, a oportunidade do roubo também foi criada devido ao número de seguranças reduzido, contando com uma equipe de 12 pessoas, problema do qual diz se queixar desde 2010. A Polícia Federal está investigando o crime.

Leia também:

Subnotificação de roubos a museus dificulta recuperação de peças, diz diretor do Ibram

A diretora conta que o roubo aconteceu entre as 15h45 e as 16h de terça-feira, quando um visitante ficou sozinho na sala em que estava a pena. Segundo ela, o guarda que o vigiava se retirou para acompanhar a chegada de outro grupo a uma das mais de 20 salas do museu, e nesse momento houve o crime.

De acordo com Magaly - que também dirige o Museu Palácio Rio Negro, em Petrópolis, onde enfrenta o mesmo problema - para instalar o sistema elétrico necessário para que o museu recebesse as câmeras, seria preciso um investimento de R$ 630 mil, superior aos recursos para obras e atividades culturais nas duas casas culturais juntas - R$ 600 mil. "Nem uso a verba para atividades culturais, só para obras", diz Magaly.

Outros guardas também teriam visto o visitante sair nervoso do museu e devem contribuir para a Polícia Federal fazer um retrato do suspeito. A diretora do museu disse que filmagens feitas por câmeras no entorno do museu também devem ser usadas nas investigações.

O diretor de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Cícero de Almeida, disse que o Ibram tem investido na melhoria da segurança dos museus, como o treinamento que foi realizado semanas atrás com servidores para a gestão de risco dos acervos. Outra medida que será adotada é o repasse de recursos do PAC Cidades Históricas, que deve beneficiar, entre outros, o Museu da República.

Ao analisar o panorama dos museus, o diretor reconhece que há condições frágeis de segurança em alguns museus, mas aponta um agravante para o problema: "A segurança nem sempre é privilegiada na gestão. Os museus não têm o mesmo entusiasmo para tratar da questão de segurança que têm para tratar das questões culturais".

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário