one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro do Supremo Tribunal Federal  (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Antonio Dias Toffoli, defendeu a necessidade de definir regras para o período pré-eleitoral

Imagem:

Compartilhar:

Toffoli dá 72 horas para Câmara se manifestar sobre PEC envolvendo Supremo

Criado em 26/04/13 15h17 e atualizado em 26/04/13 17h30
Por Débora Zampier Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Dias Toffoli
Despacho foi dado nos mandados de segurança apresentados pelo PSDB e pelo PPS, que chegaram ao STF pedindo a suspensão da tramitação do projeto (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil )

Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Antonio Dias Toffoli deu prazo de 72 horas para a Câmara dos Deputados prestar informações sobre a proposta que pretende limitar poderes da Suprema Corte. O despacho foi dado nos mandados de segurança apresentados pelo PSDB e pelo PPS, que chegaram ontem (25) à Corte pedindo a suspensão da tramitação do projeto.

O ministro abriu prazo para manifestação antes de decidir o pedido liminarmente alegando que o caso é de “natureza excepcional”. O prazo não é considerado no fim de semana, e começa a valer quando a Corte for informada que a Câmara recebeu o despacho de Toffoli.

LEIA TAMBÉM:
- Senado entra com recurso pedindo que Gilmar Mendes reconsidere decisão
- PPS aciona STF contra proposta que limita poderes da Corte
- Presidente da CCJ diz que polêmica é “tempestade em copo d’água”
- Gilmar Mendes diz que "é melhor fechar STF" se Legislativo aprovar PEC 33

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33 foi apresentada pelo deputado federal Nazareno Fontelles (PT-PI). O texto foi aprovado nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e determina que algumas decisões do STF sejam submetidas ao Congresso Nacional. Também aumenta de seis para noves votos o quórum para declarar inválida emenda constitucional aprovada pelo Congresso.

Assista na TV Brasil:
- Congresso e STF divergem sobre limites dos poderes

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A proposta foi duramente criticada pelos ministros do STF. Gilmar Mendes chegou a dizer que “é melhor fechar o Supremo” se o texto for aprovado pela Casa. Para o PSDB e o PPS, o texto viola um dos princípios básicos da Constituição, que é a separação entre os Poderes.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário