one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Roberto Carvalho de Azevêdo

Imagem:

Compartilhar:

Equador apoia candidato brasileiro na disputa pelo cargo de diretor-geral da OMC

Criado em 03/05/13 07h56 e atualizado em 03/05/13 08h48
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Equador confirmou apoio à candidatura do embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, à direção-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). O ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, disse ontem (2) que os equatorianos são favoráveis à eleição de Azevêdo porque se identificam com o Brasil nas negociações multilaterais.

“Estamos falando de identidade de conceitos e de apoio ao sistema político comercial. O mundo não está destinado a ser apenas um grande mercado, mas pensamos na integração e na conversão”, ressaltou Patiño, que se reúne com o chanceler Antonio Patriota, no Equador.

Leia também:

Candidato brasileiro à OMC e adversário são sabatinados por europeus

CPLP divulga nota de apoio a candidatura brasileira à direção-geral da Organização Mundial do Comércio

Brasileiro está na fase final da disputa ao cargo de diretor-geral da OMC

Azevêdo disputa o cargo de diretor-geral com o mexicano Herminio Blanco. Ontem ambos passaram o dia em sabatinas com representantes da União Europeia, em Genebra (Suíça). O primeiro a ser questionado foi Blanco, depois Azevêdo. Cada um teve dez minutos para a apresentação e mais 50 minutos para responder às perguntas.

Nos últimos dias, Azevêdo intensificou a campanha em busca de apoio nesta etapa final. Segundo assessores, o embaixador começa o dia antes das 8h e acaba depois das 23h. São reuniões, telefonemas e conversas que ocupam as manhãs, tardes e noites do diplomata. A decisão final da disputa é esperada para o dia 29 de maio, mas é possível que o resultado seja divulgado antes. O novo diretor-geral da OMC tomará posse em 31 de agosto, em substituição ao francês Pascal Lamy.

Azevêdo ocupa desde 2008 o cargo de representante permanente do Brasil na OMC. O mexicano Hermínio Blanco é economista e ex-ministro de Comércio e Indústria do México. Independentemente do eleito, será a primeira vez que o órgão será comandado por um latino-americano.

Na eleição da OMC, cada um dos 159 países que integram o órgão vota no nome de sua preferência. A escolha é feita em três etapas. Inicialmente, havia 11 nomes e todos os candidatos concorrem. Para a segunda etapa, encerrada no dia 25, ficaram cinco candidatos. Nesta última fase são apenas dois.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário