one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os recursos captados serão utilizados pelos países mais pobres para implantar o Plano Estratégico de Biodiversidade

Imagem:

Compartilhar:

Instituição financeira internacional e empresas fecham parceria sobre uso de recursos naturais

Criado em 22/05/13 17h16 e atualizado em 22/05/13 17h44
Por Carolina Gonçalves Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília - Representantes da instituição financeira do Grupo Banco Mundial, conhecida como IFC (International Finance Corporation), anunciaram hoje (22) uma parceria com a União para o BioComércio Ético (UEBT), que representa mais de 40 empresas ligadas a diversos setores, para agilizar o trabalho de organizações sociais, ambientais e do governo federal para estabelecer novas regras de acesso e repartição de benefícios obtidos a partir do uso dos recursos genéticos (como plantas e frutas).

O governo brasileiro tem corrido contra o tempo para fechar um novo marco regulatório, com normas mais atuais para a divisão de benefícios entre os que usam os recursos para produção de outros bens e os que cultivam e dominam os recursos naturais. Com uma lei nacional mais moderna, o país terá melhores condições de entrar para o rol de países que já ratificaram o Protocolo de Nagoia, criado em 2010, para regulamentar o uso e garantir os direitos aos benefícios produzidos a partir dos recursos genéticos.

A maior dificuldade do governo tem sido alcançar um entendimento entre setor privado e sociedade. Apesar de todos concordarem que as regras precisam ser atualizadas, o debate já dura quase dez anos no país.

Como a IFC apoia empresas e instituições financeiras de mais de 100 economias emergentes, na criação de empregos, geração de receitas tributárias e melhora do desempenho ambiental e da situação de comunidades locais, a expectativa é que o apoio acelere as negociações.

Dirigentes da instituição disseram hoje (22) que a intenção é abrir portas para as empresas nacionais de biocomércio participarem mais ativamente do debate e que ajudem a criar um modelo de uso sustentável dos recursos. O trabalho vai ser desenvolvido dentro de um programa que a instituição já mantém com recursos dos governos da Dinamarca e Holanda para colaborar na redução da pobreza e conservação da biodiversidade em países da América Latina e Caribe.

A parceria vai se basear em pesquisas e discussões entre especialistas que poderão indicar pontos de ligação entre biodiversidade, inovação e competitividade. O apoio foi garantido para assegurar que o acesso e a repartição de benefícios ocorra dentro dos padrões previstos pelo Protocolo de Nagoia.

O tratado internacional prevê, por exemplo, a repartição equitativa dos benefícios entre empresas e comunidades, a sustentabilidade econômica, e a adequação às leis nacionais sobre os processos internos e acordos entre países. O protocolo assegura que, internacionalmente, os países reconheçam direitos. Mas a forma de acesso e repartição dos benefícios se dará de acordo com as legislações de cada país.

Para o governo brasileiro, existem pontos que não podem ser descartados nas negociações, como a recompensa aos detentores do conhecimento tradicional e da biodiversidade, ou seja, o lucro obtido com produtos feitos a partir dos recursos genéticos seja efetivamente dividido com as comunidades que preservam e manejam esses bens naturais.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário