one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Há pontos de quedas de barreira e muita lama por toda a cidade

Imagem:

Compartilhar:

MCTI e Vivo assinam acordo para monitoramento de desastres naturais

Criado em 23/05/13 20h28 e atualizado em 23/05/13 20h50
Por Heloisa Cristaldo Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília –  O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a empresa de telefonia Vivo assinaram hoje (23) um acordo para monitoramento de desastres naturais. O acordo de cooperação técnica para implementação de rede de coleta de dados vai disseminar informações e alertas sobre eventos climáticos extremos. O sistema estará voltado para a ocorrência de cheias, inundações, deslizamentos de terras, secas e estiagens.

De imediato, a parceria vai instalar 252 pluviômetros em 19 estados brasileiros. A região serrana do Rio de Janeiro receberá os primeiros equipamentos, que devem estar em funcionamento antes do verão, quando acontecem as piores enchentes no local. Ao todo, 3 mil pluviômetros serão instalados em edifícios do governo federal e em torres de celular (Estações Rádio Base – ERBs).

Os equipamentos serão ligados à rede de telefonia móvel da Vivo existente próximos às áreas de risco selecionados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). As informações coletadas pelos pluviômetros serão enviadas por meio da tecnologia 3G/GPRS à plataforma de monitoramento do Cemaden.

Ao todo serão investidos R$ 107 milhões pelo governo federal entre a compra de pluviômetros, radares meteorológicos e a instalação em comunidades de risco das regiões Sul, Sudeste, na costa leste da Região Nordeste e pontos isolados na região amazônica.

Nesta etapa, as informações ainda não chegarão diretamente à população. Segundo o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, um próximo edital deverá incluir alerta por mensagens SMS. O projeto Pluviômetro na Comunidade ainda está em fase de estudo de como desenvolver as mensagens para divulgação dos comunicados aos moradores em áreas de risco ou próximas a elas.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário