one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Comunidade Pavão-Pavãozinho, na zona sul do Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Moradias do PAC no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo serão entregues até o fim de junho

Criado em 30/05/13 10h49 e atualizado em 30/05/13 11h17
Por Flávia Villela Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Comunidade Pavão-Pavãozinho, na zona sul do Rio de Janeiro
Comunidade Pavão-Pavãozinho, na zona sul do Rio de Janeiro (Peteris2009 / Creative Commons)

Rio de Janeiro – As primeiras moradias do Complexo do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, construídas como parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, serão inauguradas até o fim de junho. De acordo com a Secretaria de Obras do governo estadual, um antigo hotel abandonado de quatro andares foi totalmente reformado e conta com 27 moradias. Os futuros moradores já visitaram o local, na zona sul da capital fluminense.

Além do antigo hotel, dois conjuntos habitacionais com 76 apartamentos estão em fase de construção e a previsão do governo é que estejam prontos até o fim do ano. Os condomínios, chamados de AR-5 e AR-3 (Área de Reassentamento) têm três blocos cada um. No AR-5, que tem 28 apartamentos, dois blocos já estão concluídos e o terceiro está em fase final de construção. O conjunto AR-3, com 48 apartamentos ainda está sendo erguido.

O total de investimentos públicos será de R$ 46 milhões até a conclusão das obras, segundo a secretaria de obras. O projeto também prevê pavimentação de ruas, alargamento de vias e construção de calçadas.

Na primeira etapa do PAC no complexo dessas três favelas cariocas, foram entregues 120 apartamentos, em 2009 e construído um elevador panorâmico em 2010. Também foram implantadas redes de esgoto, água potável e drenagem pluvial, além da pavimentação de ruas e vielas das comunidades.

O total de investimentos públicos, entre 2008 e 2010, segundo dados do Tribunal de Contas é da ordem de R$ 3,1 bilhões. A expectativa do projeto é beneficiar cerca de 19 mil pessoas. Dados do Instituto Pereira Passos, com base no Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que as três favelas juntas tinham cerca de 21 mil habitantes em 2009.

 

Edição: Denise Griesinger

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário