one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra é acusado de crimes contra os direitos humanos durante a ditadura militar (1964-1985)

Imagem:

Compartilhar:

"Nunca ocultei cadáver", diz coronel Ustra a membros da Comissão da Verdade

Criado em 10/05/13 12h35 e atualizado em 10/05/13 15h42
Por Luciano Nascimento Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Ustra consegue na Justiça direito de ficar calado perante Comissão da Verdade
O coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra é acusado de crimes contra os direitos humanos durante a ditadura militar (1964-1985) (Divulgação Clube Militar)

Brasília – Em depoimento à Comissão Nacional da Verdade, o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra negou a acusação do Ministério Público Federal de ocultação de cadáver. “Agi com a consciência tranquila. Nunca ocultei cadáver. Sempre agi dentro da lei”, disse Ustra, que comandou o Destacamento de Operações de Informações-Centro de Operações de Defesa Interna do 2º Exército em São Paulo (DOI-Codi/SP), entre 1970 e 1974.

Leia também:

- “Fui um dos torturados pelo coronel Ustra”, diz presidente da Comissão Municipal da Verdade de SP 
- Apenas 16 estados têm comitês de combate e prevenção à tortura

O coronel compareceu hoje à Comissão e, apesar de decisão judicial que lhe garantia o direito de não se pronunciar durante o depoimento, Ustra falou aos membros da comissão e negou também que tenha cometido assassinato, tortura e sequestro. O ex-comandante afirmou ainda que nenhuma tortura foi cometida dentro das instalações do órgão de repressão do governo militar.

Além do coronel Ustra, também fala à Comissão o ex-sargento Marival Chaves, que atuou na mesma instituição e já prestou dois depoimentos espontâneos à CNV. Marival Chaves e Carlos Ustra estão sendo ouvidos dentro da linha de pesquisa dos grupos de trabalho sobre as Graves Violações de Direitos Humanos cometidas por agentes do Estado ou pessoas a seu serviço entre 1946 e 1988.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário