one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Reclamações Procon

Imagem:

Compartilhar:

Procon do Rio alerta sobre aquisição de produtos com garantia estendida

Criado em 07/05/13 19h14 e atualizado em 07/05/13 19h26
Por Vladimir Platonow Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Reclamações Procon
Procon do Rio alerta sobre aquisição de produtos com garantia estendida (Pixabay/Creative Commons)

Rio de Janeiro – A garantia estendida sobre produtos adquiridos pelos consumidores tem se tornado cada vez mais comum. No momento de fechar a compra, muitos vendedores oferecem o serviço, que amplia a proteção além do prazo de um ano oferecido legalmente pelos fabricantes. Mas a estratégia criada para beneficiar o cliente pode acabar trazendo dificuldades quando o produto apresentar defeito.

Além disso, em muitos casos, a venda da garantia estendida é feita de forma dissimulada, sem que o consumidor entenda que está comprando o serviço. O alerta é da secretária Municipal de Defesa do Consumidor e coordenadora do Procon Carioca, Solange Amaral.

“O consumidor não sabe direito o que é aquilo. Ele adquire um liquidificador e compra outra coisa [junto], o que constitui uma venda casada. É passado um seguro, que não é mais do fabricante nem da loja. É um terceiro personagem que entra, uma seguradora. E o consumidor não tem clareza disso, do que está pagando e qual o direito nessa apólice. O vendedor meio que sugere, empurra, força a compra da garantia estendida”, explicou Solange.

O diretor jurídico do Procon estadual, Marcelo Moura, também alertou para o desconhecimento do consumidor das condições em que são oferecidos os benefícios. “Em grande parte das situações, embute restrições, valores e condições para utilização que não compensam. Na maioria das vezes, isso não vem explicitado na hora da contratação. Em regra, têm situações que não são vantajosas. De forma genérica, não é um produto benéfico para o consumidor”, alertou.

Com objetivo de esclarecer os consumidores e propor alterações sobre o mercado do seguro de garantia estendida, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Secretária Nacional do Consumidor (Senacon) publicaram hoje (7) portaria conjunta no Diário Oficial ampliando e alterando a composição de um grupo de trabalho que deverá apresentar sugestões sobre a matéria dentro dos próximos 20 dias.

Também participam do grupo representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Ministério da Fazenda, além de representantes da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (Cnseg) e do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário