one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Policial Militar se posiciona em prédio em frente à comunidade durante a inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora - UPP, na comunidade da Rocinha

Imagem:

Compartilhar:

Rio capacita policiais das UPPs para melhorar relação com moradores de favelas

Criado em 06/05/13 14h15 e atualizado em 06/05/13 14h46
Por Vitor Abdala Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

riança da comunidade do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, oferece água ao policial do Bope, durante instalação da Unidade de Polícia Pacificadora
Criança da comunidade do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, oferece água ao policial do Bope, durante instalação da UPP (Marcello Casal Jr./ABr )

Rio de Janeiro – Soldados e oficiais das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) estão sendo submetidos, desde janeiro deste ano, a cursos rápidos de capacitação. O objetivo é evitar truculência policial e melhorar a relação dos agentes com moradores das favelas pacificadas da cidade do Rio de Janeiro.

As capacitações duram em média duas horas e são oferecidas pelos próprios comandantes de cada UPP. Antes de oferecer a capacitação, os comandantes recebem orientações da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). Como muitos dos temas oferecidos pelo programa da Polícia Militar já foram vistos pelos policiais durante sua preparação na academia, a capacitação tem um papel de reciclagem do soldado.

A ideia é reaproximar os policiais das teorias aprendidas no curso de preparação, que vão sendo deixadas de lado com o passar do tempo, nas ações práticas do dia a dia. “Eles veem temas como abordagem e patrulha na academia, mas tudo é feito naquele ambiente preparado de escola. Neste caso [de capacitação específica para UPPs], eles têm toda a instrução no próprio terreno onde trabalham”, disse o chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa da CPP, tenente-coronel Gilbert de Carvalho.

Segundo o oficial, as UPPs têm uma filosofia que valoriza o bom relacionamento com a população. “A gente precisa que a população confie na gente, que a gente tenha credibilidade. Você só vai conseguir credibilidade se você diminuir a violência e realmente se aproximar da comunidade”, disse.

A cada duas semanas, um novo tema é levado aos policiais. Desde janeiro, todos os policiais foram capacitados em oito temas, como abordagem de pessoas e de veículos, mediação de conflitos e regulamentos. Nas próximas semanas, estão previstas qualificações sobre o uso do armamento, a legislação sobre abuso de autoridade e o preenchimento de boletim de ocorrência.

De acordo com o tenente-coronel, novos temas serão escolhidos de acordo com as necessidades que forem surgindo no dia a dia dos policiais. A previsão é que um mesmo tema volte a ser levado aos policiais no futuro, de forma a manter o caráter de capacitação continuada.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário