one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Empresa responsável pela obra e operação da usina ainda não foi oficialmente notificada da decisão da Justiça

Imagem:

Compartilhar:

Trabalho em canteiro de obras de Belo Monte é retomado

Criado em 31/05/13 18h06 e atualizado em 31/05/13 18h28
Por Alex Rodrigues Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

ObrasemBeloMonte
Obras em Belo Monte (Agência Brasil)

Brasília – Após quatro dias paralisados, os trabalhos no principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, estão sendo retomados e deverão ser normalizados ao longo deste sábado (1º). A expectativa é da Norte Energia, empresa responsável pela construção e futura operação da usina.

Em nota divulgada esta tarde, a empresa informa que, tão logo os índios e representantes do governo federal chegaram a um acordo, os operários começaram a voltar aos seus postos de trabalho. Cerca de 4 mil dos 5 mil funcionários que trabalham no canteiro de obras Sítio Belo Monte, a cerca de 55 quilômetros de Altamira (PA), vivem em alojamentos erguidos no próprio local pelo Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM).

Mais cedo, assessores do consórcio já haviam informado à Agência Brasil que, embora os índios permanecessem acampados no escritório central do canteiro, longe de áreas de produção, os trabalhos poderiam ser retomados sem riscos à segurança dos trabalhadores e dos próprios índios.

O acordo que possibilitou a retomada dos trabalhos foi fechado ontem (30) à noite. Após muita resistência, lideranças indígenas aceitaram a proposta do governo federal. Um grupo de índios viajará a Brasília na próxima quarta-feira (5) para se reunir com representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República e dos ministérios da Justiça e de Minas e Energia. Os índios, no entanto, permanecerão no canteiro, pelo menos, até o dia do encontro. A decisão definitiva sobre deixar ou não o local vai depender do resultado da conversa com os representantes do Executivo. O transporte dos índios a Brasília vai ser custeado pelo governo federal.

A ocupação iniciada na madrugada dessa segunda-feira (27) foi a segunda ação indígena que levou o CCBM a paralisar os trabalhos no Sítio Belo Monte este mês. Desde o início das obras de construção da usina, em junho de 2011, manifestações indígenas e trabalhistas já provocaram um total de 92 dias de serviços parados, de acordo com o consórcio.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário