one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Emigrantes precisam lidar com impactos psicológicos

Imagem:

Compartilhar:

Atlas do Censo Demográfico 2010 mostra mudanças no fluxo migratório regional

Criado em 28/06/13 17h34 e atualizado em 28/06/13 17h43
Por Paulo Virgilio Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – As mudanças no fluxo migratório e na distribuição regional da população brasileira são os destaques do Atlas do Censo Demográfico 2010, publicação lançada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base nas informações obtidas pelo recenseamento feito há três anos pelo órgão, a publicação mostra o peso que capitais regionais e metrópoles emergentes como Brasília e Goiânia alcançaram como polos de atração migratória no país, em comparação com as duas principais cidades, São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com a publicação do IBGE, a alteração no fluxo migratório é reflexo da desconcentração industrial das últimas três décadas, que ocorreu principalmente a partir da metrópole paulista e se estendeu a outros núcleos urbanos, alterando a participação do setor no conjunto da economia. Com isto, as capitais regionais passaram a exercer maior poder de atração, mesmo no Nordeste, tradicionalmente uma região de emigração.

“A geografia dos fluxos está estreitamente associada às mudanças no mercado de trabalho”, diz o estudo, que também ressalta a mudança nas características das migrações internas. “O migrante com maior escolaridade amplia suas possibilidades de deslocamento e opções profissionais. O que predomina hoje são fluxos mais diversificados e não aqueles onde predominam excedentes populacionais com baixa qualificação”.

No que se refere à distribuição regional da população, o Atlas do Censo Demográfico 2010 mostra que as regiões Sudeste, Nordeste e Sul continuam a apresentar os maiores percentuais da população total, respectivamente 42,13%, 27,83% e 14,36%. No entanto, o Norte e o Centro-Oeste apresentam as maiores taxas de crescimento populacional, na comparação com os dois censos anteriores (1991 e 2000).

Com um total de 268 mapas, a publicação aborda, em sua versão impressa, as várias dimensões que compõem a dinâmica e o perfil demográfico da população brasileira, com ênfase nas diferenças regionais e locais. Traz ainda dados relativos às condições de habitação, ao perfil social e econômico da população e à diversidade cultural. A versão digital pode ser acessada pelo link http://censo2010.ibge.gov.br/apps/atlas/.

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário